Nota Oficial


08.05.25 | Advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) tomou conhecimento das graves denúncias veiculadas na imprensa acerca da operação da Polícia Civil que investiga um suposto esquema de fraudes envolvendo nove advogados, suspeitos de lesar aposentados e servidores públicos.

Diante da gravidade dos fatos, a OAB/RS vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1 - Tão logo teve ciência das denúncias na manhã desta quinta-feira (8/5), a Ordem solicitou cópia do inquérito e está examinando os elementos que poderão ensejar a suspensão cautelar imediata do exercício profissional, como medida preventiva e de proteção à dignidade da advocacia e da sociedade.

2 - A presidência da OAB/RS entrou em contato com a Polícia Civil e acompanha desde já o andamento das investigações.

3 - A atual gestão da OAB/RS tem atuado de forma efetiva no âmbito do Tribunal de Ética e Disciplina, processando e julgando todos os casos que chegam ao conhecimento da instituição, a partir da ampliação da estrutura do TED, saindo de 11 para 17 Turmas Julgadoras. De 2022 até o momento, 595 advogados foram suspensos e 16 foram excluídos dos quadros da Ordem, evidenciando o firme compromisso institucional com a ética profissional, em defesa da própria advocacia. 

Reiteramos que a OAB/RS não compactua com qualquer desvio ético ou ilegalidade cometida por profissionais da advocacia e reafirma seu compromisso com a defesa da dignidade da profissão, sempre garantida a observância do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório.

Fonte: OAB/RS