Na manhã de terça-feira (15), a Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (CFEP) da OAB/RS esteve em Novo Hamburgo para inspecionar possíveis atividades ilegais à prática da advocacia previdenciária. A ação é resultado de denúncias de captação irregular de clientes em frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do município.
Antes da blitz, o presidente, o coordenador e o colaborador da CFEP, Rui Wilson Bitencourt, Renan Bitencourt e Marcel Peixoto, respectivamente, estiveram na sede da subseção local para conversar com a presidente Juliana Martins, com o presidente da Comissão de Seguridade Social da subseção de Novo Hamburgo, Deivis Klein dos Santos, e com a vice-presidente da Comissão de Fiscalização da subseção de Novo Hamburgo, Clarisete Dutra. Em seguida, foi realizada uma reunião com o gerente da agência do INSS, Leonardo Moresco Ramos.
Para o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o trabalho de fiscalização é fundamental para a valorização da advocacia e a garantia da ética profissional. “Nosso compromisso é com uma advocacia séria, ética e responsável. Não aceitaremos práticas que coloquem em risco a credibilidade da profissão. As ações de fiscalização continuarão em todas as 107 subseções da Ordem gaúcha”, destacou Lamachia.
Denuncie
A OAB/RS reforça que os casos de irregularidades no exercício profissional devem ser comunicados. Para isso, a sociedade civil ou a advocacia pode notificar o episódio à Ordem gaúcha por meio do canal de denúncias da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: OAB/RS