Advocacia criminal com paridade de armas: OAB/RS garante televisores nas salas do Tribunal do Júri para uso da defesa


15.04.25 | Criminal

Atendendo a demanda da Ordem gaúcha, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (RS) iniciou a implementação de televisores nas salas do Tribunal do Júri para uso da defesa nas comarcas gaúchas. Essa iniciativa, fruto de uma solicitação conjunta da OAB/RS e da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), atende uma antiga reivindicação da advocacia criminal gaúcha por melhorias na apresentação de provas audiovisuais, maior facilidade de acesso a documentos digitais, além da garantia de paridade entre os advogados e os promotores durante as sessões.

A medida foi concebida para assegurar a integridade dos processos judiciais, promovendo mais transparência e eficiência nos julgamentos. Com os equipamentos, os profissionais poderão usufruir de uma tecnologia que permite a melhor visualização dos elementos probatórios, proporcionando também uma experiência aprimorada durante transmissões ao vivo e gravações das audiências.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou a importância do avanço tecnológico para o aprimoramento das atividades profissionais. “É inegável que a medida representa a modernização e o aprimoramento dos procedimentos judiciais, além de contribuir significativamente na atividade profissional do advogado e da advogada, que têm direito à paridade de armas nos julgamentos”, afirmou Lamachia, ressaltando o apoio constante da Ordem diante dos desafios contemporâneos.

Implementação já foi iniciada

A implementação já foi iniciada em Porto Alegre (Prédios 1 e 2), Canoas, São Leopoldo, Viamão, Gravataí, Guaíba, Alvorada, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Eldorado do Sul, Esteio e Camaquã. Ainda em abril, a expansão da iniciativa alcançará as cidades de Barra do Ribeiro, Triunfo, Charqueadas, General Câmara, Butiá, Tapes, Tramandaí, Capão da Canoa, Torres, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Palmares do Sul e Mostardas, com a instalação prevista em 178 comarcas até o final do ano. Confira o cronograma completo aqui.

Fonte: OAB/RS