Projeto Igualdade Racial nas Escolas premia instituições integrantes


11.12.24 | Advocacia

Na segunda-feira (2), a Comissão de Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS realizou uma homenagem às instituições que integraram a 1ª edição do Projeto Igualdade Racial nas Escolas. O evento entregou certificados às escolas que promoveram iniciativas de inclusão para uma educação antirracista. O encontro ocorreu no auditório Cubo, em Porto Alegre, e contou com certificação.

“Vimos a necessidade de trazermos esse tema para nossa Comissão porque sabemos que nas escolas públicas existe uma predominância de crianças negras. Sem dúvida, é para a realidade dessas crianças que temos que ter um olhar específico”, comentou a presidente da CIR da OAB/RS, Letícia Padilha.

Para a vice-presidente da CIR da Ordem gaúcha e coordenadora do Projeto, Janaína Cordeiro, o Igualdade Racial nas Escolas tem uma enorme importância por atuar em conjunto com as instituições interessadas e comprometidas a tratar da pauta antirracista. “Precisamos trabalhar em conjunto com as escolas para que se tenha uma capacitação dos professores, um diálogo com a comunidade e para trazer toda a história do povo negro, do povo indígena, trabalhando a questão de pertencimento e valorização das crianças”, finalizou.

Certificados e menção honrosa

As escolas que receberam certificado de participação são: EMEF Mario Quintana, EEEM Professor Júlio Grau, EMEI Vila Santa Rosa, EMEF Porto Alegre, EMEF Chico Mendes, GORGS Escola do Grande Oriente, EMEF Aramy Silva e EMEF José Loureiro da Silva.

A menção honrosa foi entregue para duas escolas, reconhecidas pelas práticas que estão adotando em seu ambiente escolar: EMEF Neusa Brizola, no quesito de Ensino Fundamental, e a EMEI Valneri Antunes, no quesito Educação Infantil.

Homenagem

A doutora em Educação, professora emérita e honoris causa, Petronilha Gonçalves, que também é madrinha do Projeto, recebeu uma homenagem da Comissão por inspirar e por representar essa iniciativa.

Projeto Afroativos

Durante o evento, o Projeto Afroativos mostrou algumas das iniciativas adotadas pelo coletivo para o resgate e a preservação de sua história. O Afroativos é um coletivo de educação antirracista que é fruto da sala de aula. Não apenas combate o racismo, como também trabalha o aprofundamento do conhecimento sobre a história e cultura negra.

Presenças

Também estiverem presentes a secretária-geral da Comissão Especial de Educação (CEE) da OAB/RS, Nilza Freitas, e as coordenadoras do Projeto Igualdade Racial nas Escolas, Eliane Anselmo e Rita Porto.

Fonte: OAB/RS