Leonardo Lamachia recebe título de Cidadão Emérito de Porto Alegre e o divide com a advocacia gaúcha


03.10.24 | Advocacia

“Fui sempre aquilo que sou, sou sempre aquilo que fui. Porque a vida não dilui o que a mãe terra gerou. Sou o brasedo que ficou e acesso permaneceu. Sou o gaúcho que cresceu junto aos fortins de combate. E já estava tomando mate quando a pátria amanheceu”.

Ao citar trecho da Payada do poeta Jayme Caetano Braun, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, encerrou o seu discurso após receber, na noite da sexta-feira (27), o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre da Câmara Municipal. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, advogados e advogadas que lotaram o Plenário Otávio Rocha. A homenagem foi proposta pelo vereador Idenir Cecchim.

Em sua manifestação, Lamachia destacou o trabalho realizado na atual gestão da OAB/RS e citou que o reconhecimento é reflexo das entregas e conquistas da entidade para a advocacia e para a cidadania do Rio Grande do Sul. “Estamos ao lado da advocacia da capital e do interior defendendo as suas prerrogativas com destemor. Em cada lugar onde um advogado ou uma advogada é desrespeitada, a Ordem está lá, bradando por respeito, dizendo que nós não vamos aceitar qualquer espécie de intimidação ou restrição. Esse é o nosso papel. São muitas entregas em dois anos e nove meses de gestão. São muitas as lutas. Falar neste momento em que recebo o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre é falar de cidadania. E estamos lutando por ela também por meio de pautas importantes, como a extinção da dívida do Rio Grande do Sul com a União na ACO 2059 da OAB/RS – graças a isso, garantimos mais de R$ 5 bilhões para a economia gaúcha com a antecipação dos precatórios federais e a compensação do ICMS: sendo R$ 1 bi em honorários advocatícios”, afirmou.

“Recebo a homenagem em nome da advocacia gaúcha”

Leonardo Lamachia também fez questão de saudar todos os presentes e falou da emoção em receber o título. “Recebo essa homenagem em nome de todos que estão aqui, que me ajudaram na minha caminhada e na minha vida. Recebo essa homenagem em nome da advocacia do estado do Rio Grande do Sul, e divido com todos os meus amigos, a minha família, e com as advogadas e advogados gaúchos”, declarou.

Sobre o título, o presidente da OAB/RS disse: “receber uma homenagem da cidade que tanto me deu: as oportunidades profissionais, a família amorosa e maravilhosa que tenho, estes amigos, todas essas atividades, é um momento de profunda emoção e profunda gratidão”, destacou.

Já o proponente, Idenir Cecchim, pontuou que o título de Cidadão é um Projeto de Lei, que deve ser aprovado por no mínimo 24 vereadores. “O presidente Lamachia nasceu na cidade. Hoje o homenageamos como Cidadão Emérito pelos grandes serviços que já prestou e presta na cidade de Porto Alegre. Leonardo Lamachia faz isso com galhardia. É orgulho dos porto-alegrenses, orgulho dos vereadores de Porto Alegre”, salientou.

Presenças

Prestigiaram o evento: a diretoria da OAB/RS: a vice-presidente, Neusa Maria Rolim Bastos; o secretário-geral, Gustavo Juchem; e a secretária-geral adjunta, Karina Contiero Silveira; a diretoria da CAARS: o presidente, Pedro Alfonsin; a vice-presidente, Paula Grill Silva Pereira; e o tesoureiro, Matheus Portella Ayres Torres; o ex-presidente e membro honorário vitalício do CFOAB e da OAB/RS e presidente do Conselho dos Cidadãos de Porto Alegre, Claudio Lamachia; o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB/RS, Roger Fischer; o presidente da sessão, vereador João Bosco Vaz, representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre; o ex-senador Pedro Simon; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Fabricio Guazzelli Peruchin, representando o governo do Estado; a procuradora-geral adjunta de assuntos fiscais de Porto Alegre, Cristiane Nery; a subdefensora pública-geral do Estado, Aline Correa Lovatto; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto; o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal João Batista Pinto Silveira; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz; a diretora do Foro de Porto Alegre, Alessandra Abrão Bertolucci; e o desembargador eleitoral substituto Francisco Thomaz Telles, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

Além deles, estiverem presentes: a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Denise Maria Schellenberger; o delegado da Polícia Civil, Fernando Antônio Sodré de Oliveira; as desembargadoras e desembargadores do TJRS: Fabiana Barth, Eduardo Delgado, Gelson Rolim Stocker, Giovanni Conti e Ney Wiedemann Neto; o desembargador aposentado do TJRS Francisco José Moesch; os ex-presidentes da OAB/RS: Renato da Costa Figueira, também conselheiro federal; Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; Fernando Krieg da Fonseca; e Marcelo Bertoluci, também desembargador do TJRS; os conselheiros federais: Greice Fonseca Stocker; Mariana Melara Reis; Rafael Canterji; e Rosângela Maria Herzer dos Santos. A corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; os vereadores de Porto Alegre: Comandante Nádia; e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Nelcir Tessaro. Também marcaram presença o presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Alberto Guerra; o presidente da Rede Pampa de Comunicação, Paulo Sérgio Pinto; o ex-presidente do Sport Club Internacional Marcelo Medeiros; os presidentes e diretores de federações, associações, sindicatos e demais entidades: Federasul, Milton Terra Machado; Febrac, Fernando Azambuja; Farsul, Domingos Velho Lopes; IARGS, Sulamita Santos Cabral; Ajuris, Cristiano Vilhalba Flores; ARI, José Nunes; AMP, Fernando Andrade Alves; Associação dos Advogados e Advogadas Criminalistas do RS, Matheus Vasconcellos; Advocef, Fernando da Silva Abs da Cruz; IBDFAM, Delma Ibias; Satergs, Luiz Fernando Moreira; Sindicato dos Advogados do RS, Fernando Gavronski Guimarães; Ceasa-RS, Silvana Dalmas; Pão dos Pobres, Lisiane Botelho Ferreira; AGV Federação, Juarez Meneguetti; Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke; Cesa, Hebe Bonazzola Ribeiro; e Associação dos Juristas Católicos, Thiago Sarmento Leite. Presidentes e diretores de conselhos profissionais do Estado: de Biologia, Jairo Luis Cândido; de Contabilidade, Juliano Bragatto Abadie; de Nutrição, Ivete Dornelles; de Relações Públicas, Luiz Fernando Muñoz; de Engenharia e Agronomia e Engenheira Ambiental, Luiz Jacobini Righi; de Medicina, Lais Del Pino Leboutte; e dos representantes comerciais no RS, José Valdeci.

Fonte: OAB/RS