A Ordem gaúcha informa que desde o dia 23 de setembro está implementado a ativação do segundo fator de autenticação (2FA) para acesso ao sistema eproc.
O processo será gradual, conforme número de inscrição na OAB – veja a tabela.
De acordo com o TJRS, a ativação do segundo fator de autenticação (2FA) é um recurso que protege de ameaças cibernéticas o usuário, o sistema e as informações dos processos que nele tramitam. A ferramenta está sendo implantada em todo o país, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O 2FA foi adotado por usuários internos do TJRS. Entretanto, a opção já está liberada para os advogados e advogadas, garantindo um período de ambientação antes da implementação gradual que inicia em 23 de setembro deste ano.
OAB/RS garantiu adiamento da implementação do 2FA em abril
Quando o TJRS anunciou a implementação da ativação do segundo fator de autenticação, a advocacia gaúcha enfrentou dificuldades para acessar o eproc. Dessa forma, a OAB/RS solicitou ao TJRS a retirada do 2FA, o que foi atendido pelo Tribunal.
O que muda?
Ao acessar o eproc, o usuário deverá informar login e senha e, na sequência, validar o código verificador gerado pelo aplicativo autenticador, previamente instalado em seu smartphone.
Há a opção de habilitar um navegador para que não seja solicitado o 2FA todas as vezes que o advogado ou advogada acessar o eproc. O sistema entenderá que este dispositivo ou navegador é confiável e que somente quando o acesso ocorrer por um dispositivo diferente será solicitado o 2FA novamente.
Em caso de dúvidas, veja o Manual de Ativação que explica o passo a passo do 2FA no eproc: clique aqui.
Fonte: OAB/RS