A Cidade da Advocacia 2024 está oficialmente aberta. Na noite desta quarta-feira (14), com o Auditório Prerrogativas lotado, milhares de advogados e advogadas acompanharam o discurso emocionado do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, além da palestra magna de boas-vindas do evento, ministrada pela filósofa Lúcia Helena Galvão. A trilha sonora da solenidade de abertura ficou por conta do jovem músico Muriel Gaiteiro, que encantou a plateia entoando músicas tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
Cidade da Advocacia 2024: faça a sua inscrição gratuita aqui.
Lamachia destacou a mobilização de todo o Sistema OAB/RS para a realização do evento, sobretudo após as inundações que atingiram o Estado em maio deste ano. “Há 60 dias, este local estava debaixo d’água. Nestas paredes existem cicatrizes - que estão marcadas nas nossas vidas e nos nossos corações. Por tudo isso, demonstrando o nosso compromisso com cada advogado e advogada, preparamos este evento especial, que já pode ser considerado o maior já realizado pela Ordem gaúcha. Com a força da advocacia do Rio Grande do Sul, vamos reconstruir o nosso Estado, mostrando o compromisso da Ordem com toda a sociedade”, iniciou.
Na sequência, Lamachia falou sobre os três pilares da Cidade da Advocacia 2024, que já conta com mais de 20 mil inscritos. “Conhecimento, networking e força institucional da nossa entidade. Este é um evento feito para toda a advocacia, para que possamos nos encontrar, comemorar, adquirir conhecimento e, também, compartilhar as nossas dores, afinal, vivemos um momento difícil para a advocacia brasileira”, lembrou.
Ao longo de seu discurso, o presidente da OAB/RS também abordou temas como a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia - uma das diversas marcas da atual gestão - as dificuldades no exercício profissional, citando algumas decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), e a defesa integral da democracia e do Estado Democrático de Direito, pauta defendida pela atual diretoria da Ordem gaúcha desde o início da gestão em 2022.
“Cidade da Advocacia 2024 marca um recomeço”, diz Neusa Bastos
A vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Bastos, saudou a realização do evento mesmo com as dificuldades que as inundações impuseram à advocacia e à cidadania. “Nos últimos meses, nos debruçamos para auxiliar os nossos colegas atingidos pela maior tragédia climática do nosso país. Incontáveis reuniões entre as diretorias da OAB/RS e da Caixa de Assistência foram realizadas para viabilizar medidas de apoio para a nossa classe. Tivemos nossa sede alagada, assim como diversos advogados e advogadas perderam seus escritórios e suas casas. Por esses motivos, a Cidade da Advocacia de 2024 marca um recomeço, pois é o primeiro evento realizado no Cais Embarcadero após as inundações. É uma honra recebê-los no maior evento jurídico do sul do Brasil”, disse.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Pedro Alfonsin, salientou o trabalho em conjunto da OAB/RS e da CAARS em favor da advocacia. “Construir um evento desta magnitude nos deixa extremamente orgulhosos”, comentou, lembrando o esforço para a realização do evento.
Palestra Magna
Intitulada como “As virtudes que nos permitem atravessar a crise”, a palestra da filósofa, professora, escritora e poetisa Lúcia Helena Galvão prendeu a atenção dos advogados e das advogadas que lotaram o Auditório Prerrogativas. Ao longo de cerca de uma hora, a palestrante falou de temas como progresso moral, paciência, autocontrole e esperança. “Ajudem as pessoas a enxergarem a luz no fim do túnel junto com vocês”, disse. Após a palestra, Lúcia Helena realizou uma sessão de autógrafos exclusiva para a advocacia. Para saber mais sobre a filósofa, clique aqui.
Presenças
Também participaram da cerimônia: o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero Silveira; o tesoureiro da OAB/RS e presidente da OAB-Prev, Jorge Fara; o membro honorário vitalício e ex-presidente do Conselho Federal da OAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Dornelles; o conselheiro federal e ex-presidente da OAB/RS, Renato da Costa Figueira; a conselheira federal da OAB/RS, Rosângela Herzer dos Santos; a diretoria da CAARS: presidente Pedro Zanette Alfonsin; a vice-presidente, Paula Grill; a secretária-geral adjunta, Alessandra Glufke; e o tesoureiro, Matheus Portella Ayres Torres; a presidente do Instituto dos Advogados do RS, Sulamita dos Santos Cabral; o presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados, Jorge Fernando Estevão Maciel; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª região, Ana Luisa Chiodelli; o procurador-chefe da República no Rio Grande do Sul, Felipe da Silva Müller; o procurador-regional da União na 4ª região, Alessandra Moraes Ignacio; o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Alberto Delgado Neto; o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; a procuradora-geral do município adjunta, Cristiane da Costa Nery, representando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o representante do Tribunal Regional Federal da 4ª região, desembargador Cândido Silva Leal Júnior; a representante do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Patrícia da Silveira Oliveira; o representante da Procuradoria-Geral do Estado, Ernesto Toniolo; o representante do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, desembargador João Pedro Silvestrin; o representante do foro da justiça federal, Fábio Matiello; a procuradora-chefe do ministério público do trabalho no RS, Denise Fernandes; o representante do V Comar, capitão Gustavo Martins Miller; o procurador-geral do estado do município de Porto Alegre, Roberto Silva Rocha; a secretária de Estado de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, representando o governador Eduardo Leite; os secretários de Estado, Ernani Polo e Cel Mário Ikeda; o chefe de polícia do RS, delegado Fernando Sodré; o representante da Brigada Militar, ten. cel. Márcio Luiz Limeira; os desembargadores do TJRS, Lusmary Fátima Turely da Silva, Fabiane Breton Baisch, Antônio Vinicius Amaro da Silveira e David Medina; a desembargadora do TRT4, Tania Reckziegel; o decano da Escola de Direito da PUCRS, Sandro André Bobrzyk; o diretor de planejamento do BRDE, Leonardo Busatto; presidentes, diretores e conselheiros de conselhos profissionais, associações, entidades de classe e escolas das carreiras jurídicas, coordenadores de cursos de direito.