Reafirmando o compromisso de estar próximo da advocacia gaúcha, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, completou mais mil km rodados no último final de semana (27 e 28/7) durante as agendas nos municípios de São Luiz Gonzaga, Ijuí e Tupanciretã.
Pedra Fundamental em São Luiz Gonzaga
O primeiro compromisso aconteceu no sábado (27) em São Luiz Gonzaga. Na oportunidade, Lamachia realizou o lançamento da Pedra Fundamental no terreno da futura sede da subseção local e reafirmou o compromisso da gestão com a advocacia do interior. “Quando nós construímos uma sede, nós estamos reafirmando a nossa força institucional. Estamos ao lado do Ministério Público, ao lado do Foro, ao lado da Defensoria, compondo o sistema de Justiça local. Uma instituição é forte a partir do trabalho das mulheres e dos homens que trabalham nela, e vocês fazem a OAB/RS mais forte. Por isso, parabenizo a todos os integrantes da subseção e a todos os que já fizeram e ainda fazem parte, porque esse é um trabalho coletivo”, destacou o presidente.
O presidente da subseção de São Luiz Gonzaga, Lucas Adams Wesz, destacou o apoio da Ordem gaúcha aos advogados e advogadas da região. “Essa cerimônia de hoje simboliza o que tem sido a nossa relação com a seccional: próxima e ágil. Desejo que em breve possamos estar inaugurando a nossa tão sonhada sede, que vai ajudar muito os colegas daqui a exercerem a profissão da melhor forma possível”, ressaltou Wesz.
Visita a sede de Ijuí
Saindo de São Luiz Gonzaga, o presidente da OAB/RS esteve na nova sede da subseção de Ijuí, que será inaugurada em setembro deste ano. Na ocasião, Lamachia, acompanhado da presidente da subseção, Maria Cristina Schneider Lucion, realizou a vistoria da finalização das obras do local.
Durante o encontro, Leonardo Lamachia ressaltou a continuidade do compromisso assumido com a advocacia gaúcha, desde 2007, por meio do projeto Nenhuma Subseção Sem Sede. “Estamos dando continuidade ao projeto iniciado por Claudio Lamachia e que nos deu toda essa força institucional. Sede é força institucional, é prestação de serviço para advocacia, é geração de conhecimento”, afirmou o presidente.
Comemoração dos 40 anos da subseção de Tupanciretã
Já a noite do sábado (27) foi marcada pela comemoração dos 40 anos da subseção de Tupanciretã. Durante a cerimônia, foram realizadas as entregas de credenciais a novos advogados e advogadas, além da medalha Leonardo Macedônia.
Na abertura do evento, Leonardo Lamachia homenageou os ex-presidentes da subseção pelo histórico de parceria com a OAB/RS. Em seguida, Lamachia realizou a entrega da medalha Leonardo Macedônia ao presidente da subseção Mario Cesar Portinho Vianna pelas gestões anteriores (2013/2015, 2016/2018 e 2019/2021) devido aos serviços prestados à advocacia da região.
Na ocasião, também foram entregues as credenciais aos novos advogados Cassiano Machado de Souza, Ionathan Junges e Isadora Ferraz. A diretoria da subseção de Tupanciretã entregou ainda o troféu Tupanzinho, criado pela subseção para homenagear figuras importantes para a região, ao presidente Leonardo Lamachia e aos ex-presidentes locais Domingos do Nascimento Terra (gestão 1984/1987), Enio Celeste Burtet (gestões 1993/1997 e 2007/2012) e Nilton Carlos da Silva Rosa (gestão 1998/2003).
Em seu discurso, Lamachia falou sobre o orgulho da advocacia local. “A advocacia de Tupanciretã orgulha a OAB do Rio Grande do Sul. Homens e mulheres que ajudaram e ainda ajudam a construir a nossa história”, destacou. O presidente da OAB/RS falou também da luta da Ordem gaúcha pela defesa das prerrogativas. “Fizemos uma defesa vigorosa das nossas prerrogativas. Batemos o recorde de número de desagravos públicos, e eu não deixei de presidir nenhum. E faremos até 31 de dezembro de 2024 tantos desagravos quantos forem necessários, porque os violadores de prerrogativas não terão vida fácil”, pontuou Lamachia.
O presidente da subseção de Tupanciretã, Mario Cesar Portinho Vianna, agradeceu todos que fazem parte da história da subseção. “Graças ao trabalho conjunto de todos, temos uma subseção respeitada e ativa. Também preciso destacar o relacionamento que a seccional tem mantido com a advocacia do interior, porque todas as nossas demandas são ouvidas e encaminhadas, e esse trabalho faz parte da história da que queremos construir para os próximos 40 anos”, finalizou.
Presenças
De São Luiz Gonzaga: Diones Rodrigo Fernandes de Oliveira (vice-presidente da subseção); Carina Balbé (secretária-geral da subseção); Luiz Alberto Brasil Simões Pires Filho (secretário-geral adjunto da subseção); Monique Cunha (tesoureira da subseção); Débora Brum (delegada da CAARS); Sidney Luiz Brondani (prefeito de São Luiz Gonzaga); Francisco Lourenço (presidente da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga); Walter Woodtli (juiz da comarca de Santo Antônio das Missões); Andréia Rambo (defensora pública da comarca de São Luiz Gonzaga); Renata Barth Machado (coordenadora-geral da URI); Cristiane Azambuja (coordenadora do curso de Direito da URI); Felipe Miranda (presidente da ACI de São Luiz Gonzaga); Diego Morais Duarte (comandante do 4º RCB); e Eduardo dos Santos Brum (comandante do 14º BPM).
De Ijuí: Rafael Ugalde dos Santos (secretário-geral da subseção); Mara Regina Spinato (secretária-geral adjunta da subseção); e Luis Carlos Vasconcelos (ex-presidente da subseção).
De Tupanciretã: Thiago Couto Chamun (vice-presidente da subseção); Jaqueline Jardim do Nascimento (secretária-geral da subseção); Camille Castanho da Silveira (secretária-geral adjunta da subseção); Paulo Andrei da Silva (tesoureiro da subseção); Alyne Gioda Noronha (presidente da subseção de Santiago); Giana Almeida (rep. da Câmara de Vereadores de Tupanciretã); e Jaqueline Nascimento (rep. a Prefeitura de Tupanciretã).
Fonte: OAB/RS