O compromisso da atual gestão da OAB/RS de ter mais mulheres em espaços de poder e representatividade foi reafirmado, mais uma vez, na tarde desta segunda-feira (15). A Ordem gaúcha indicou o nome da conselheira federal Greice Stocker para concorrer à vaga para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A advogada participou do processo de eleição que envolveu as 27 seccionais e foi eleita pelo Conselho Federal da OAB, com 26 votos, para o mandato de dois anos, representando a advocacia no órgão de controle externo do sistema de justiça.
“Fizemos questão de indicar uma conselheira federal mulher para concorrer à vaga no CNMP, mostrando que o nosso compromisso com a mulher advogada ocupando mais espaços de poder e a representatividade é verdadeiro. É uma conquista histórica e inédita, pois é a primeira vez que uma advogada gaúcha ocupa esse importantíssimo cargo no sistema de justiça brasileiro", disse o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.
A conselheira federal e agora eleita conselheira do CNMP, Greice Stocker, falou da honra e alegria em ter recebido os 26 votos no plenário do CFOAB. “É com grande honra que recebo a notícia de minha escolha pelo Conselho Federal para representar a advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Estou sinceramente grata pela confiança demonstrada por todas as seccionais que votaram em mim, tendo recebido o apoio de 26 das 27 seccionais, um reconhecimento que me enche de orgulho e me motiva profundamente. Estou plenamente consciente da responsabilidade que me foi confiada. A advocacia desempenha um papel fundamental na defesa da justiça e dos direitos fundamentais, e é com esse entendimento que assumo o compromisso de representar dignamente a nossa classe no CNMP. Este é um momento de união e fortalecimento para a advocacia. Estou comprometida em trabalhar arduamente para ser voz ativa e representativa no CNMP”, declarou.
A bancada federal gaúcha foi composta pelos conselheiros federais Renato Figueira, Mariana Melara e Rosângela Herzer. O membro honorário vitalício e ex-presidente do CFOAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia, e a ex-presidente da OAB/RS e Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha, também estiveram presentes na ocasião.
Força Institucional da OAB/RS em nível nacional
A eleição da atual conselheira federal que é disputada entre todas as seccionais, com 26 votos, é mais uma demonstração de força da Ordem gaúcha em nível nacional. Desde 2007 a OAB/RS vem obtendo importantes espaços tanto no CFOAB como em outros órgãos.
Fonte: OAB/RS