Vale do Taquari: diretoria da OAB/RS retorna à região e encaminha novas ações em prol da advocacia atingida pela enchente


19.09.23 | Advocacia

A Ordem gaúcha segue atenta e prestando todo o apoio necessário à advocacia do Vale do Taquari, afetada pelas enchentes do início de setembro. Na sexta-feira (15), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, cancelou parte das agendas do dia e voltou à cidade de Encantado para acompanhar in loco as ações e estruturas viabilizadas para advogados e advogadas afetados pelos estragos. Com base nas dificuldades apresentadas, de imediato, foram encaminhadas as resoluções necessárias.

“Estivemos mais uma tarde reunidos com os colegas da região, construindo, a partir das necessidades relatadas, novas ações que serão efetivadas nos próximos dias. Vamos, por exemplo, encaminhar à região um procurador da nossa Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS e uma secretária para auxiliar nas petições e colher as demandas referentes à perda de documentos e demais materiais de trabalho. Posso afirmar que seguimos fazendo tudo o que está ao alcance da OAB/RS para auxiliar e acolher esses colegas que foram atingidos por uma das maiores tragédias que já se abateu o estado”, disse Lamachia.

Presente na ocasião, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, ressaltou as campanhas de arrecadação de materiais e mantimentos. Parte das doações já foram enviadas à região. “Nos deslocamos para compreender de perto essa situação. As demandas mais urgentes já foram encaminhadas. Do mesmo modo, temos campanhas das quais convido todos para participarem. Tenham certeza de que os nossos colegas do Vale do Taquari não estão sozinhos”, acentuou a vice-presidente.

Estruturas em funcionamento

De modo a oferecer ajuda concreta e imediata ao Vale do Taquari, a Ordem gaúcha, ao lado das subseções de Encantado, Estrela e Lajeado, estruturou locais emergenciais para os colegas da região poderem trabalhar. Estão disponíveis computadores e salas para petições, reuniões e audiências virtuais. Além disso, com o fim da prorrogação dos prazos, garantida nas primeiras semanas, também foi disponibilizado um número de telefone exclusivo para a advocacia tirar dúvidas sobre a suspensão de prazos: (51) 98218-0017.

“Tão logo tomamos conhecimento dessa tragédia, começamos a atuar com ações concretas. Oferecemos o espaço e as ferramentas para atender uma necessidade básica da advocacia, que é a de exercer sua atividade profissional neste momento difícil em que muitos perderam seus escritórios. Conseguimos, na primeira semana, a suspensão dos prazos processuais. No domingo (10/09), eu estive aqui em Encantado durante todo o dia reunido com a advocacia e, a partir daquela reunião, montamos essa estrutura com quinze espaços para os colegas poderem trabalhar. Com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS), disponibilizamos assistentes sociais e um auxílio financeiro extraordinário. Nos manteremos ao lado da advocacia e iremos atravessar mais este momento difícil”, salientou o presidente da OAB/RS.

De acordo com a secretária-geral adjunta da CAARS, Alessandra Glufke, esforços não foram medidos para amparar e fortalecer a advocacia local. “Diante dos ocorridos, a CAARS esteve presente desde o domingo (10/9) na região. Nos próximos dias, vamos ampliar o trabalho em ações de saúde mental, mantendo a assistência já oferecida. Sabemos que é um momento de fragilidade e nos manteremos atentos a essas necessidades.”

Subseções

Conforme explica o presidente da subseção de Encantando, Jorge Calvi, a união entre as subseções, CAARS e OAB/RS foi fundamental para a celeridade das ações. “Estamos colhendo os primeiros frutos desse trabalho coletivo. Queremos, com isso, oferecer um pouco de alento e mitigar os problemas causados por esse desastre. Muitos perderam o escritório, todo o equipamento, toda a sua mobília e, inclusive, suas casas. Mas, com a ajuda da nossa OAB/RS, vamos nos reerguer.”

Na ocasião, o presidente da subseção de Lajeado, Ronaldo Eckhardt, também salientou a importância da mobilização liderada pela Ordem gaúcha. “Ao longo dos primeiros dias, conseguimos montar uma força-tarefa entre as subseções da região para buscar soluções regionalmente. Os colegas atingidos não puderam paralisar suas atividades e, por isso, nos mobilizamos para prestar apoio com estrutura de trabalho”, pontuou Eckhardt.

Em Estrela, o presidente da subseção, Rafael Godinho, destacou o retorno positivo da advocacia em relação à postura da Ordem. “Sabíamos que o mais importante era dar uma resposta rápida. Não tem como ver os colegas que perderam tudo e não nos sensibilizarmos e compreendermos a necessidade da nossa presença com ações efetivas. Aqui, destaco o apoio da OAB/RS e da CAARS para que tudo fosse possível. Tenho recebido retorno muito positivo dos colegas pelo apoio que a OAB/RS está dando para eles”, disse.

Agenda com o Governo do RS

Em Encantado, Lamachia também participou da reunião do Comitê de Crise do Estado, em que foram apresentados dados atualizados e as próximas medidas emergenciais para o Vale do Taquari. O vice-governador do RS, Gabriel Souza, conduziu os trabalhos.

Fonte: OAB/RS