Em reunião na CGJ, Lamachia lidera comitiva da subseção de Três Passos por 2ª Vara no município de Tenente Portela


12.06.23 | Advocacia

Em mais um movimento pela melhoria da prestação jurisdicional das comarcas gaúchas, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, liderou, na quarta-feira (7), uma comitiva da subseção de Três Passos em reunião na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Na ocasião, foi defendida a criação de uma 2ª Vara judicial no município de Tenente Portela em razão da expressiva quantidade de processos.

De acordo com Lamachia, a comarca em questão possui um dos maiores ingressos de ações judiciais do estado. “A OAB do Rio Grande do Sul, mais uma vez, faz essa interlocução com a CGJ. Após a conversa com o desembargador Giovanni Conti, saímos da reunião com a certeza de que todos os argumentos em favor do pleito foram levados ao conhecimento do Judiciário”, disse, parabenizando a mobilização feita pela subseção.

Além disso, o presidente da OAB do Rio Grande do Sul salientou a boa relação construída entre a entidade e a CGJ ao longo de um ano e meio de gestão. “Por meio do diálogo e do trabalho árduo, entregamos diversas conquistas à advocacia do estado, como a elevação de entrância de diversas comarcas e a nomeação de juízes”, destacou, citando as mais de 50 agendas já realizadas com comitivas do interior do RS.

Para o presidente da subseção de Três Passos, José Orlando Schaefer, a comitiva teve a oportunidade de trazer as postulações da comunidade. “Fomos ouvidos pelo desembargador Conti, e, por isso, só tenho a agradecer ao nosso presidente, que incansavelmente tem atuado pela defesa dos interesses da advocacia e da cidadania”, pontuou.

Já o conselheiro da subseção, Jerônimo Santos, também representando o município de Tenente Portela, destacou o apoio de Leonardo Lamachia “desde o início do pleito” e salientou que “a demanda é muito importante, em virtude do grande número de processos no município”.

Encaminhamentos

Após ouvir as demandas da advocacia, o corregedor-geral da Justiça do TJRS, desembargador Giovanni Conti, disse que a CGJ irá estudar o pleito. “Estamos seguindo um planejamento estratégico e, com certeza, iremos estudar o assunto”, garantiu.

Presenças

Também acompanharam a reunião representantes dos poderes Legislativo, como os deputados Leonel Radde, Jeferson Fernandes e delegada Nadine; e do Executivo, como os prefeitos Rosemar Sala (Tenente Portela) e Rodrigo Tissot (Barra do Guarita); além de demais autoridades da região de Três Passos.

Fonte: OAB/RS