O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, nos dias 18 e 19 de abril, na região da Costa Doce, em Pelotas, e em Santa Maria, na região Central, das duas primeiras edições do Encontro Regional da Comissão da Mulher Advogada (CMA). Os encontros ocorreram nas sedes das respectivas subseções e tiveram como objetivo aproximar ainda mais a Ordem gaúcha das advogadas de todo o estado.
Lamachia destacou as ações concretas que a atual gestão da entidade vem adotando em benefício da advocacia feminina. “Valorizamos muito a atuação da mulher advogada, e essa valorização tem reflexo na criação de ações como o Programa de Apoio à Mulher Advogada, que é um programa afirmativo e efetivo, que fará a diferença no dia a dia das mulheres advogadas”, disse ele.
O dirigente também reforçou o apoio que a Ordem gaúcha dará para toda advogada gaúcha em qualquer ato de desrespeito às prerrogativas. “Continuem trabalhando com destemor e saibam que qualquer problema, violação de prerrogativa ou tentativa de desrespeito e de intimidação, a OAB do Rio Grande do Sul estará ao lado da mulher advogada. Assim como tem acontecido em alguns casos, e nós estamos comprometidos de forma firme e reagindo com a nossa força institucional”, afirmou Lamachia.
O presidente da subseção de Pelotas, Victor Gastaud, salientou a presença de Leonardo Lamachia em mais um encontro no interior do estado. “Representa a união da advocacia com o intuito de proteger e amparar àqueles que são vítimas de qualquer tipo de violência ou impedimento no exercício da profissão”, lembrou.
Já a presidente da subseção de Santa Maria, Juliane Korb Müller, falou sobre a importância da iniciativa de interiorização da CMA: “Esse impulso é muito importante para que seja naturalizada a construção da mulher advogada dentro do sistema OAB, não por imposição de cotas de gênero, mas pelo trabalho e pelo desenvolvimento das nossas conquistas. Registro meu reconhecimento enquanto mulher, da importância em estar junto ao nosso presidente estadual, que está atento às demandas e às necessidades da advocacia feminina”.
Interiorização da CMA
Os encontros marcaram o início da regionalização da CMA. De acordo com a presidente da Comissão, Márcia Schwantes, a ideia é reunir-se com todas as presidentes e integrantes das CMAs e advogadas do interior em geral para conversar e ouvir as demandas, que serão posteriormente encaminhadas à diretoria da OAB/RS. “Os encontros regionais são de extrema importância. Assim como o nosso presidente está constantemente presente nas subseções, levando o nome da OAB/RS, precisamos estar perto das mulheres advogadas gaúchas”, afirmou.
Presenças
Também estiveram presentes nos encontros: A vice-presidente da subseção Pelotas, Luciana Blank de Oliveira; a conselheira estadual da OAB/RS e vice-presidente da CMA/RS, Ana Maria Brongar de Castro; a vice-presidente da CMA/RS, Maximilia Silva de Paula; a vice-presidente da CAA/RS, Paula Grill Silva Pereira; o conselheiro seccional da OAB/RS, Fábio Scherer de Moura; a presidente da ABMCJ/RS, Neusa Ledesma; a presidente subseção de Camaquã, Roberta Inocente Magalhães; a presidente da subseção Jaguarão, Karin Garbelotto; a presidente subseção Piratini, Fernando Goulart; a presidente da subseção Rio Grande, Ary Silva Junior; a presidente da subseção São Lourenço do Sul, Renata Hellwig Ferreira. Em Santa Maria, participaram o vice-presidente da subseção local, Leonardo Sagrillo Santiago; a presidente da subseção de Santiago, Alyne Gioda Noronha; a vice-presidente da subseção de São Francisco de Assis, Sandra Nicola Jorge Xavier; a presidente da subseção de São Sepé, Luciana Picada Gazen e a presidente da CMA de Santa Maria, Isadora Balen, além da advocacia de Tupanciretã, São Sepé, Julio de Castilhos, São Francisco de Assis, Agudo e Santiago.
Fonte: OAB/RS