Mulher advogada: diretoria da OAB/RS empossa primeira ouvidora da Mulher da entidade


03.04.23 | Advocacia

A OAB/RS já está realizando ações concretas do Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA). No início da noite desta quinta-feira (30), o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, entregou a portaria de ouvidora da Mulher da entidade para a conselheira estadual Áurea Born. Ela é a primeira responsável por uma ouvidoria exclusiva para a mulher dentro da OAB/RS e assume o cargo até o fim do triênio, em 2024. Ao lado de Lamachia, esteve a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, e a secretária-geral adjunta, Karina Contiero.

A Ouvidoria da Mulher tem como função receber dúvidas, problemas, dificuldades com acolhimento e atenção necessária às mulheres, em especial, às advogadas. “A Ouvidoria é extremamente importante para termos um espaço em que as mulheres possam falar e ser ouvidas por alguém que compreenda as suas dores e dificuldades. É uma das ações concretas de um relevante programa afirmativo e efetivo para o incentivo e a valorização das colegas advogadas, bem como em dificuldades enfrentadas no dia a dia por todas as cidadãs”, destacou Lamachia.

Recém-empossada, Áurea falou do desafio a ser assumido. “Agradeço a nosso presidente Lamachia pela confiança por ter me nomeado para o cargo. Trabalharei em conjunto com nossa Ouvidoria-Geral e com a Comissão da Mulher Advogada para transformar a Ouvidoria da Mulher da OAB/RS em uma referência nacional”, complementou ela.

Presenças

Também esteve presente no ato da entrega da portaria o ouvidor-geral e conselheiro da OAB/RS, Daniel Junior de Melo Barreto; a diretoria da Comissão da Mulher Advogada, representada pela presidente, Márcia Schwantes, pela vice-presidente, Maximilia Silva de Paula, pela vice-presidente do interior, Ana Maria Brongar, e pela secretária-geral, Laura Albrecht Freitas. A conselheira estadual Roberta Schaun também participou.

Fonte: OAB/RS