"Defenderei de forma intransigente as prerrogativas da advocacia onde quer que ela esteja", afirma Breier em ato de solidariedade a advogado agredido por brigadianos em Sobradinho


13.05.19 | Advocacia

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve na subseção de Sobradinho para apurar agressão sofrida pelo advogado Rodrigo Trevisan da Silva. Durante a tarde da sexta-feira (10), o dirigente realizou uma reunião com o colega e com a diretoria da OAB Sobradinho. O encontro, que ocorreu no saguão do Fórum da cidade, teve como marca o fortalecimento da união da advocacia.

De acordo com Breier, a Entidade seguirá vigilante e cobrará a apuração do caso. O dirigente ainda ressaltou a união da advocacia local: “Defenderei de forma intransigente as prerrogativas da advocacia onde quer que ela esteja. Quando um advogado é impedido de exercer o seu trabalho, quem é atacada é a OAB", bradou. “A seccional, junto à subseção, irá tomar providências para cobrar as autoridades. Esse é o peso Institucional ao qual toda a advocacia gaúcha pertence. Unidos teremos força para mudar essa situação”, chamou a atenção.

O advogado Rodrigo Trevisan da Silva falou que a presença do presidente Breier é de suma importância, pois é uma atitude muito representativa: “Para nós, é um orgulho ter o presidente aqui. Ele faz esse ato com amor para defender a advocacia gaúcha. Esse ato é representativo para a cidade, pois mostra o fortalecimento da advocacia”, asseverou.

A presidente da subseção de Sobradinho, Ângela Wietzke, afirmou: “Nos sentimos prestigiados, e unificados com as outras subseções, com a presença do presidente Breier. Isso nos dá sustentação para continuarmos sabendo que qualquer advogado e qualquer advogada estará sempre protegido dentro da legislação vigente e das prerrogativas da nossa profissão”, comentou.

O tenente coronel Moresco ressaltou que a Brigada Militar irá atuar no tema e se colocou à disposição no caso: “Nós vamos desenvolver todas essas atividades administrativas necessárias para concluir isso com a brevidade possível dentro do prazo que a lei estipula”, disse.

Entenda o caso

Na última quarta-feira (08), o presidente da Comissão de Defesa e Assistência e Prerrogativas da subseção de Sobradinho, Rogério Barbieri Carniel, recebeu a informação de que um colega sofreu um caso de possível tortura e abuso de autoridade por parte de policiais no exercício de sua função. O caso teria ocorrido no Quartel da 5ª Companhia da Brigada Militar de Sobradinho. De acordo com informações, o advogado sofreu agressões verbais e físicas, de três policiais militares, após ser detido para averiguações.

Texto: João Vítor Pereira
Fotos: Sergio Trentini
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867

Fonte: OAB/RS