Na noite desta quinta-feira (14), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, se dirigiu até o município de Farroupilha, na Serra gaúcha. Ele prestigiou a solenidade de posse do presidente da subseção local, Maurício Bianchi, que assumiu a presidência para o triênio 2019-2021.
Bianchi terá ao seu lado na diretoria: Tiago Baseggio Troes (vice-presidente), Silvia Maria Mandelli Trevisan (secretária-geral), Franciele Boschetti Reche (secretária-geral adjunta) e Isaias Roberto Girardi. Com mais de 30 anos de atuação, a Subseção de Farroupilha conta com 307 advogados inscritos.
O presidente destacou, em sua manifestação, que a OAB/RS será incansável no reconhecimento do trabalho da advocacia, que fala em nome da cidadania. “Mas o advogado só vai ter força se ele contar com sua instituição. Só vamos ter advocacia forte com uma OAB forte”, frisou. Ele considerou inaceitável que, passados 30 anos da Constituição, ainda exista preconceito e discriminação contra as mulheres, inclusive advogadas. “Não temos como aceitar isso. Simplesmente por estarem trabalhando”, lamentou.
O presidente Breier enfatizou que a OAB não tem bandeira partidária e é fiel defensora de valores democráticos e das liberdades. “Nós acreditamos numa ideologia, que é a Constituição Federal. Vamos dar suporte a todo o advogado que se sita intimidado exercendo a sua profissão”, assegurou. “Ao mesmo tempo, vamos seguir punindo aqueles advogados que não agem dentro da ética, que são poucos, a minoria. Temos de dar o exemplo. Somos a entidade que mais corta na carne”, destacou.
O presidente empossado, Maurício Bianchi, filho do também advogado e ex-presidente da subseção da Farroupilha Valdir Bianchi, salientou a necessidade de manter o trabalho focado no fortalecimento da advocacia, na integração da classe e na boa relação com a sociedade. “Temos muito orgulho de saber que, pelo terceiro ano consecutivo, a OAB foi a entidade jurídica mais lembrada e de maior credibilidade no Rio Grande do Sul”, salientou.
Entre os assuntos destacados, Bianchi ressaltou a importância da OAB estar ao lado do jovem advogado. “Temos um mercado cada vez mais competitivo e jovens colegas têm dificuldade de se posicionar no mercado. Precisamos seguir trabalhando forre com a nossa Comissão do Jovem Advogado”, sublinhou. Ao mesmo tempo, ele salientou o trabalho da Comissão da Mulher Advogada, que vem desenvolvendo um trabalho importante em Farroupilha.
O presidente da subseção ainda falou da sequência do trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Rafael Gustavo Portolan Colloda. ““Nosso projeto é dar continuidade ao que foi realizado pelo presidente Colloda, buscando a integração dos demais advogados do município e também da comunidade em geral. Queremos que todos participem da OAB”, sublinhou.
Em sua fala, Rafael Colloda fez questão de agradecer ao empenho de Ricardo Breier em estar próximo da subseção. “Um presidente presente, conselheiro, próximo da nossa realidade. Só temos a destacar sua parceria”, salientou. Ele ainda agradeceu a todos que participaram da sua caminhada na presidência da subseção, incluindo diretoria, integrantes de comissões, colaboradores, lideranças de entidades e familiares.
A cerimônia em Farroupilha também foi prestigiada pelas seguintes autoridades: a diretora geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rosângela Herzer dos Santos; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Mariana Melara Reis; os conselheiros seccionais Josana Rivoli e Leonardo Vaz; dirigentes das subseções de Igrejinha, Nova Petrópolis, Lagoa Vermelha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul; deputada estadual Fran Somensi; prefeito de Farroupilha, Clairton Gonçalves; presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Trevisan; diretor do Foro da Comarca de Farroupilha, Mario Romano; diretora da Promotoria de Justiça de Farroupilha, Claudia Balbinot; diretor da Defensoria Pública de Farroupilha, João Teixeira Matias; juiz do Trabalho Adriano Santos Wilhelms; procurador geral do município de Farroupilha, Gelso Pirotto; delegado da Polícia Civil Rodrigo Veiga Morale; comandante do 36º BPM de Farroupilha, tenente-coronel Lúcio Henrique Alencastro; advogados e advogadas integrantes de comissões, ex-presidentes da subseção de Farroupilha, familiares e convidados especiais.
Fonte: OAB/RS