Breier se reúne com a corregedora-geral da Justiça Estadual


28.02.19 | Advocacia

Para debater pautas importantes para o pleno exercício da advocacia e uma efetiva prestação jurisdicional para a sociedade, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, se reuniu, na tarde da quarta-feira (27), com a corregedora-geral do Tribunal de Justiça, Denise Oliveira Cezar.

No encontro, que ocorreu no Palácio da Justiça, Breier falou sobre as demandas apresentadas pelas subseções em relação à falta de magistrados e servidores nas Comarcas do interior: “É fundamental que tenhamos este contato, pois acreditamos na importância do diálogo para acolhermos as demandas não apenas da seccional, mas também das 106 subseções da OAB/RS”, pontuou Breier.

A desembargadora referiu a importância da OAB: “É uma instituição republicana que defende não apenas a advocacia, mas toda a sociedade. Nos sentimos todos, portanto, muito bem representados, tendo o senhor como baluarte dessa instituição”, afirmou Denise ao agradecer a visita.

Prestação jurisdicional

O dirigente da seccional encaminhou as demandas das subseções do interior. Entre elas, Tapejara e Alegrete. “Com a movimentação de alguns magistrados e a crescente demanda de processos em tramitação, a população fica prejudicada”, asseverou Breier ao oficiar a solicitação de providências por parte do Poder Judiciário. “Tenho certeza de que o objetivo em comum do Poder Judiciário e da Ordem gaúcha é a prestação jurisdicional rápida, plena, transparente e justa à comunidade”, pontuou Breier.

A desembargadora anuiu, referindo estar ciente das situações, e se comprometeu a olhar com carinho para as demandas trazidas pelo presidente. “Compreendo a urgência da situação. Dispensaremos a atenção necessária para o caso. Contem com o nosso apoio”, pontuou Denise Oliveira Cezar.

eproc

Breier sinalizou que a implantação do eproc tem sido positiva: “Essa pauta, que partiu da advocacia gaúcha, está, aos poucos, alcançando mais comarcas. É uma vitória para todos os operadores do direito e, principalmente, para a cidadania”, aferiu o dirigente.

A desembargadora ressaltou que a administração do Judiciário gaúcho está dedicada à implantação do sistema: “Até 2020, o sistema estará implantado em todo o Estado”, pontuou.
Também participaram da reunião: o vice-presidente da seccional, Jorge Fara e as juízas-corregedoras, Rosana Broglio Garbin e Clarissa Costa Lima.

Fonte: OAB/RS