Celeridade, inovação e sustentabilidade: OAB/RS inaugura sede histórica na subseção de Pelotas


16.07.18 | Advocacia

Apesar da crendice popular e dos maus agouros que rondam todas as sextas-feiras, 13, a cidade de Pelotas teve uma indicação oposta a isso: a cerimônia de inauguração da nova estrutura da subseção de Pelotas sinaliza bons presságios e melhores tempos. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, em um momento histórico, inauguraram a nova casa para a advocacia de Pelotas.

A estrutura, em frente ao Fórum do município foi construída com base em uma planta padronizada e adequada ao número de advogados da região. Sobretudo, esse novo modelo construtivo traz, além de maior qualidade, menos custos à construção.              

Claudio Lamachia demonstrou sua plena satisfação e o orgulho da conquista. “Em 2007 fizemos uma série de promessas a toda a advocacia gaúcha e brasileira. Inúmeros compromissos que assumimos com os advogados e advogadas gaúchas, como fim da compensação e do aviltamento de honorários, as férias para os advogados, o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC e a contagem de prazos em dias úteis”, lembrou.

“Hoje estamos cumprindo mais uma promessa. Assim como todas as que tínhamos prometido. Mas, ainda falta um compromisso ainda a ser cumprido, mas que estamos a um passo de ser aprovado: o projeto de lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia”, argumentou.

“Hoje o Brasil impõe inúmeras dificuldades no dia a dia. Imagina para mim, como presidente nacional da OAB. No entanto, o Rio Grande do Sul tem sido um exemplo de união e fortalecimento da advocacia. Um exemplo para o país. Por isso, agradeço ao presidente Breier, das 106 subseções, conselheiros e toda a diretoria pelo trabalho extraordinário que tem sido realizado aqui, para uma OAB/RS cada vez mais forte”, destacou. “Esta inauguração é um grande marco na história da instituição”, afirmou Lamachia.

Considerando o tema de grande relevância atual, o dirigente da OAB nacional falou sobre a campanha Vote Consciente, lançada com o intuito de informar o cidadão sobre a importância do voto. “Neste momento que podemos resumir em uma crise moral e ética sem precedentes, e fundamental que a sociedade tenha fundamental comprometimento com o exercer do poder de seu voto. Não há democracia sem política, não há política sem políticos. Mas uma transformação social exige uma responsabilidade de todos nós cidadãos e a força do voto que cada brasileiro terá. Voto não tem preço, voto tem consequência. Somos agentes desta transformação social para construir uma nova nação e de um novo futuro”, bradou.

“Somos responsáveis pela mudança do Brasil e devemos passar a assumir este compromisso fundamental e do nosso real papel como eleitores. Sei que a OAB tem como Brasil seu lema e a constituição federal como ideologia. Justiça não é nem de direita e nem de esquerda, mas nos termos da lei”, ratificou.

Para o presidente da OAB/RS, esse projeto faz parte do futuro da Ordem. A sede, no novo modelo de tecnologia sustentável, foi construída em apenas 90 dias. No formato antigo, levaria mais de um ano para ficar pronta. Para Breier, adotar esse sistema faz parte de uma missão de inovação que a seccional gaúcha encampa. “As vantagens desse tipo de construção são inúmeras, mas o principal legado é a sustentabilidade. Hoje é um dia histórico. É a primeira sede em modelo sustentável do País”.

“A consciência ambiental deve pautar os interesses da sociedade como um todo, afinal, não podemos tergiversar o impacto humano no meio ambiente”, explica Breier, “somos a geração que pode dar cabo aos problemas do planeta de duas formas: ou esgotando seus recursos naturais ou elaborando estratégias para que a vida na terra se torne sustentável”, pontua.

Breier aproveitou a ocasião para fazer um agradecimento especial ao diretor-tesoureiro da OAB/RS, Andre Luis Sonntag: “Foi o nosso tesoureiro quem conduziu o projeto, e visitou regularmente e incansavelmente as reformas não só da sede de Pelotas, mas de todas as outras que estão em construção e que serão inauguradas em breve”, destacou Breier. “Mas esse trabalho é uma obra coletiva. Quando, em 2007, o presidente Lamachia iniciou o projeto Nenhuma Subseção Sem Sede. Hoje já inauguramos mais de 50 sedes e realizamos 20 reformas e ampliações em diversas subseções do Estado”, contou.

A presidente da subseção de Pelotas, Paula Grill, pontuou a alegria para a advocacia pelotense de receber uma sede nova, que vai comportar todas as necessidades da classe, assim como as necessidades administrativas. “Essa nova sede, mais funcional, junto ao complexo judiciário, vai nos facilitar em muito o atendimento para o advogado”, afirmou. “Além disso, é imperativa a questão da sustentabilidade, numa época, é de uma importância enorme para toda a advocacia, não só do Rio Grande do Sul, mas que pode ser implantada em todas as demais seccionais”, disse.

A presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, falou que “enquanto a OAB tem como missão a defesa do Estado Democrático e a defesa das prerrogativas da advocacia, a CAARS tem o cuidado com o advogado e seus dependentes. Além dos benefícios, o cuidado com o advogado perpassa por uma infraestrutura como esta, que dá condições dignas para atuação da advocacia, que merece. Um sonho que se sonha só é só um sonho. Um sonha que se sonha junto se torna realidade. Parabéns advocacia pelotense”, elogiou.

Construção em tempo recorde

A vantagem deste tipo de construção está, além da qualidade, no tempo reduzido de produção e implantação. É um sistema construtivo que tem como característica fundamental a preservação de recursos naturais. Assim, a OAB/RS investe em construções que tenham o conceito de sustentabilidade agregada e exploração consciente das matérias-primas

Desta forma, a Ordem projeta que os novos prédios tenham cuidados com o meio ambiente, tais como: utilização adequada dos recursos naturais necessários ao seu funcionamento e correta destinação dos resíduos gerados.

Também participaram da cerimônia: a juíza diretora do fórum de Pelotas, Michele Soares, Wouters; a juíza federal diretora do foro da subseção de Pelotas, Andreia Castro Dias Moreira; o promotor de justiça, José Olavo Bueno dos Passos; a defensora pública, Gabriela da Silva Rodrigues; o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral da OAB/RS, Rafael Braude Canterji; o coordenador das subseções, Jorge Fara; a secretaria-geral da CAA/RS, Claudia Brosina; a secretaria-geral adjunta da CAA/RS, Melissa Telles Barufi; o diretor-tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchem; os conselheiros seccionais: Josana Rivoli, Claride Taffarel, Regina Soares, Rodrigo Cassol, Marco Antônio Miranda Guimarães, Regina Guimarães, Aristides de Pietro Neto e Ditmar Strahl. Bem como o presidente da subseção de Rio Grande, Everton Pereira de Mattos; o vice-presidente da subseção de Pelotas, Diogo Alves Zago; o secretario-geral da subseção de Pelotas, Luciana Blank de Oliveira; a tesoureira da subseção de Pelotas, Patrícia Fernandes Guimarães.

Fonte: OAB/RS