O Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma nota em que os dirigentes reafirmam apoio ao presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Confira a carta na íntegra:
O Colégio de Presidentes de Seccionais, reafirmando seu compromisso com a defesa intransigente do estado democrático de direito e os direitos humanos, vem, publicamente manifestar sua integral confiança e irrestrito apoio à forma como o presidente Claudio Lamachia vem conduzindo a Ordem dos Advogados do Brasil, com a sua diretoria, os conselheiros federais e o Colégio de Presidentes nessa quadra tormentosa que atravessamos.
Quando chamado a agir, o Conselho Federal agiu, sem qualquer medo de adotar posturas impopulares. Agiu no locus próprio, de forma firme mas sem pirotecnia ou populismo. Aí estão a ADC contra a prisão em segundo grau, a ADPF contra as conduções coercitivas e a luta, vitoriosa, contra as chamadas 10 medidas contra a corrupção, especialmente quanto as restrições ao habeas corpus e à permissão do uso de provas ilícitas.
Enfrentou as lutas que tinha que enfrentar, tendo como norte a defesa da Constituição Federal.
Não houve uma luta em defesa da cidadania e da advocacia que nos fosse estranha, mesmo quando nossa postura se mostrasse impopular e, por isso, rejeitamos e repelimos as grosseiras acusações postas contra nosso presidente Claudio Lamachia, um dirigente de Ordem que se mostra à altura do cargo que foi chamado a ocupar e que honra e dignifica a advocacia brasileira.
Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil