A primeira edição do projeto Mulheres de Ordem nas Comunidades ocorreu no bairro Restinga, em Porto Alegre. Promovido pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RS, a ideia foi a de reunir mulheres para debater sobre temas como: mercado de trabalho, voto consciente, cidadania, direitos sociais, além de realizar uma oficina sobre autoestima. Os trabalhos foram coordenados pela CMA, Beatriz Peruffo, e pela membro da CMA e coordenadora do Grupo de Trabalho de Gênero e Raça, Karla Meura.
“Essas oficinas são de suma importância, pois aproximam das comunidades o admirável trabalho da Comissão da Mulher Advogada. Assim, realizamos um pouco mais de nosso papel para ajudar na reversão de um quadro histórico e cultural de desigualdade entre os gêneros”, afirma o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.
A membro da CMA e coordenadora do Grupo de Trabalho de Gênero e Raça, Karla Meura, conta que “os encontros têm o objetivo de valorizar as mulheres em comunidades socialmente vulneráveis por meio de reflexões e debates sobre temas como: Direitos sociais, Voto consciente, Gênero e Raça, Direito Previdenciário, Direitos trabalhistas e Direito de família”, explicou.
"No meu entendimento, alcançamos nossos objetivos de contribuir com o conhecimento jurídico e no fortalecimento das lideranças nas comunidades. Estiveram presentes mais de 60 pessoas para refletir sobre cidadania, democracia e voto consciente. A continuidade do Projeto Mulheres de Ordem nas Comunidades cumpre a função social da Advocacia", finaliza.
Veja a programação:
Em 2017, o Mulheres de Ordem nas Comunidades realizou quatro edições, atingindo cerca de 700 pessoas. Os próximos encontros de 2018:
VI Edição: 21/04 – Palmares do Sul - Associação Quilombola do Limoeiro (Estrada da Cavalhada S/N, Bacupari).
VII Edição: 05/05 – Gravataí/RS - EMEF Mariante Soares Pacheco (Estrada dos Miuzzos nº 2150, Parada 107 – Barro Vermelho).
VIII Edição: 26/05 – Capão da Canoa.
IX Edição: 16/06 – Cachoeirinha - Escola de Ensino Fundamental Assunção (Rua Maranhão, nº 653, Bairro Anair).
X Edição: 28/06 – Porto Alegre.
Fonte: OAB/RS