Você está pronto para ter uma vida mais saudável?


17.05.17 | Advocacia

Se você fuma, ou tem um fumante em sua família, a CAA/RS tem um recado para você

Ansiedade. Timidez. Estresse. Hábito. São vários os motivos identificados pelos próprios fumantes para explicar o consumo de cigarros. Assim como a temporária sensação de relaxamento e prazer, eles também conhecem os malefícios do tabagismo para a sua saúde. A decisão de parar, no entanto, muitas vezes não é tão fácil.

A boa notícia é que é cada vez mais pessoas estão conseguindo viver – e muito bem – sem o cigarro. Conforme o Vigitel 2015 (sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico, do Ministério da Saúde), houve redução de 33,8% no número de fumantes adultos nos últimos dez anos. Nas capitais, 10,4% da população brasileira ainda mantêm o hábito, mas em 2006 esse percentual era de 15,7%. Os homens continuam sendo os que mais fumam (12,8%), já as mulheres que consomem cigarros são 8,3% dentro do total da população feminina das capitais. Há 10 anos, esse número era de 20,3% entre os homens, e 12,8% do público feminino.

Este índice, no entanto, ainda está longe do ideal. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as doenças geradas pelo tabagismo são responsáveis por aproximadamente 200 mil mortes por ano no Brasil. No mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são seis milhões de óbitos anuais. Porto Alegre tem o maior contingente de fumantes adultos no Brasil, tanto entre os homens (16,7%), quanto entre as mulheres (13,4%).

Vamos tentar?

Anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza campanha no Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio. Em 2017, o tema será “Tabagismo: uma ameaça para o desenvolvimento”, e visa alertar sobre o perigo que o tabaco representa nas áreas da saúde, economia e meio ambiente; além de mostrar a maneira como este hábito interfere no desenvolvimento sustentável dos países.

Você deve estar se perguntando: mas o que a Caixa dos Advogados tem com isso? Pensando principalmente no bem-estar dos colegas e de seus familiares, a CAA/RS, por meio do projeto Previne, pretende implantar uma ação diferente, de incentivo e apoio aos que tem interesse em parar de fumar. Como se fosse uma viagem, com tudo bem planejado. Se você acredita que este é o seu momento, e quer tentar tirar de vez o cigarro de sua vida (seja você o fumante, ou um familiar muito próximo), CLIQUE AQUI e preencha este questionário. Ele é totalmente anônimo e, além de nos ajudar a criar a melhor ferramenta possível para atender o seu desejo, você ainda vai concorrer ao sorteio de prêmios especiais: duas diárias no hotel Varanda das Bromélias, em Gramado, e uma cesta de produtos Panvel.

Após o preenchimento (que leva apenas dois minutos), os 500 primeiros participantes da pesquisa vão receber em sua tela um código numérico. Imprima-o ou faça um print da tela, e guarde com você. Com este número, você concorrerá ao sorteio destes presentes. Participe!

Fonte: OAB/RS