De Colega para Colega: advogados de Capão da Canoa conhecem Plano de Valorização


10.04.17 | Advocacia

O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, segue dando continuidade ao Plano de Valorização da Advocacia ao visitar os escritórios de advocacia através do projeto pioneiro “De Colega para Colega”. Ao longo desta sexta-feira (07), os profissionais de Capão da Canoa relataram as suas demandas com relação às ações da OAB/RS.

Breier frisou aos advogados que o objetivo dos encontros é ter uma conversa franca com os profissionais de todo o Rio Grande do Sul e saber onde estão os problemas no seu dia a dia profissional. “Estamos estabelecendo um canal ainda mais direto com toda a classe. Estou passando nas salas e colhendo informações muito interessantes e úteis que se transformarão nas próximas ações da nossa gestão e reverterão em benefício direto para os advogados do Estado inteiro”, informou.

O Plano de Valorização da Advocacia foi o tema mais destacado nas conversas. “Além desta ação, em que estou aqui exclusivamente para ouvir os colegas, também temos iniciativas que dizem respeito à necessidade de melhoria no processo eletrônico e no combate à publicidade irregular, entre outros temas”, frisou Breier.

Demandas dos advogados visitados

O primeiro advogado visitado pelo presidente foi o decano da cidade. Ivan Braga Florentino tem mais de 30 anos de profissão e relatou como vê a situação da advocacia em Capão da Canoa, bem como advertiu sobre problemas com a morosidade do judiciário e o processo eletrônico. “ A advocacia da minha época era muito diferente da atual, a comarca tinha apenas 400 processos. Graças à OAB/RS, o advogado vem sendo cada vez mais respeitado e reconhecido, tendo equiparidade com o juiz”, declarou.

“Para mim e para todos nós da diretoria é muito importante humanizar a relação com os advogados. Tenho observado em todos os escritórios que visito as reclamações constantes com o judiciário e o processo eletrônico. Estamos trabalhando fortemente nessa questão, pois não podemos ficar reféns deste sistema falho”, afirmou Breier, lembrando também da Audiência Pública que será realizada com o TJRS no dia 11 de abril, às 18h.

Resultado das redes sociais

Após, o presidente seguiu para o encontro com duas advogadas que se manifestaram via redes sociais para receber o presidente. Assim, a representante da jovem advocacia de Capão da Canoa, Ana Carolina Lisboa, recebeu Breier acompanhada de vários profissionais da cidade, bem como os de Tramandaí. Durante o encontro, uma carta que relata o cenário vivido pelo jovem advogado na Comarca foi entregue ao presidente. “É muito importante a aproximação da seccional, na figura do seu presidente, com o Interior. Foi um privilégio ter esse amparo, pois enfrentamos muitas dificuldades com o processo eletrônico”, salientou.

No outro encontro, Breier esteve com a advogada Priscila Correa Macedo, que foi mais uma a relatar transtornos com o processo eletrônico. “Hoje mesmo tive problema com ele, pois não consegui fazer a petição inicial”, afirmou. Após a sua conversa com o presidente, Priscila conheceu mais sobre o Plano de Valorização da Advocacia e mudou a sua visão em relação à Ordem. “Antes, eu tinha uma noção de distância com a OAB/RS, mas ficar de frente com o presidente e saber como o Plano vai ajudar a resolver as principais demandas da advocacia me fez sentir muito mais próxima da instituição que me representa”, enfatizou.

Fonte: OAB/RS