Comissão de Direito Ambiental lança cartilha sobre Consumo Sustentável


04.04.17 | Advocacia

A primeira atividade do ano da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS (CDA) aconteceu, na noite de quarta-feira (29), na sede da Ordem gaúcha, com um painel direcionado sobre o Meio Ambiente e Consumo: Consumo Sustentável e Segurança Alimentar. O evento, que teve a parceria da Comissão de Defesa do Consumidor, da CAA/RS e da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), foi em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado no dia 15 deste mês.

Na abertura, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, falou sobre a importância de discutir sobre o consumo sustentável, que é pouco compreendido, mas que deve ser muito difundido. “Os assuntos sobre segurança alimentar, ecologia, consumo sustentável todo mundo fala, mas não é muito aprofundado. Esse tema envolve a nossa vida 100% e temos que tentar mudar as nossas práticas do dia a dia, seja separando lixo ou transformando o lixo orgânico em matéria reutilizada. Isso nos proporcionará um presente e um futuro melhor para a nossa vida e para as pessoas em nossa volta”, enfatizou.

A presidente da Comissão de Direito Ambiental, Marília Longo, ressaltou que “hoje realmente vivemos num tempo muito delicado com investigações sobre adulteração do leite e da carne, sobretudo que o Rio Grande do Sul bate o recorde em relação de consumo de agrotóxicos por habitante”.

Colaborando com o discurso, a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Teresa Cristina Moesch, destacou que é preciso saber quais os componentes que estão nos alimentos que comemos. “Ao ingerir os alimentos que compramos, temos que saber o que estamos realmente comendo e do que eles são compostos. Temos que saber e ser informados no que vai nos alimentos e, além de tudo, sermos protegidos. É esse é um dos objetivos da nossa Comissão. Estamos sempre de mãos dadas com a Comissão de Direito Ambiental”, ressaltou.

Na ocasião, foi lançada a Cartilha Virtual “Consumo Sustentável”, voltada para os cidadãos, advogados e membros internos como forma de informar e conscientizar.

“A nossa cartilha é virtual e possui um conteúdo simples e objetivo. Queremos transmitir informações sobre o consumo sustentável e sobre o meio ambiente. Esperamos que as propostas que estão na cartilha possam ser replicadas para o maior número de pessoas. Agradecemos também a todos os membros da Comissão que tornaram isso possível”, enfatizou Marília.

A conselheira seccional e ex-presidente da CDA, Claudia Lima Marques, foi presenteada com um broche pelo reconhecimento do trabalho realizado pela Comissão de Direito Ambiental. O broche foi feito com prata reciclada e vidro. “Esse presente foi pensando com muito carinho por todos, pois aprendemos muito com ela em relação ao consumo e ao meio ambiente. És uma inspiração para nós”, declarou Marília.

Na sequência, a conselheira fez um relato sobre a “Conferência da ONU sobre o Comércio e Desenvolvimento”.

Logo em seguida, a advogada Carolina Vaz falou sobre “Consumidor Consciente e Segurança Alimentar” e, finalizando o painel, a engenheira Agda Regina Yatsuda Ikuta discutiu sobre "A produção orgânica no RS e o papel do consumidor".

 

Vanessa Schneider

Jornalista MTE17654

 

 

 

 

Fonte: OAB/RS