Crise da segurança: OAB/RS promove audiência pública para cobrar ações do Estado nesta quinta-feira (19)


18.05.16 | Advocacia

A crise da segurança será pauta de audiência pública da OAB/RS, nesta quinta-feira (19), às 13h30min, na sede da entidade (Rua Washington Luiz, 1110). O objetivo é debater com a sociedade civil organizada os problemas e perspectivas da gestão da área pelo Estado.

Segundo Breier, diante do conhecido déficit de policiais, os gaúchos enfrentam a maior crise de segurança pública da história do RS. “Não há policiamento ostensivo, e estamos vivendo um verdadeiro caos prisional. Os cidadãos sofrem diariamente com furtos diários, tiroteios, toque de recolher em escolas e postos de saúde. Sair pelas ruas, seja a pé, de carro e de ônibus, é um perigo constante. Vivemos amedrontados”, afirma.

Breier requer uma política permanente de segurança e a responsabilização do Estado pela omissão na área. “Não é possível que a cada novo governo os nossos gestores não deem continuidade às ações e estratégias de segurança. Vamos discutir com a população, ouvir suas histórias e cobrar medidas efetivas e urgentes do Estado”, reitera.

Com base na Lei de Acesso à Informação, no dia 02 de maio, o presidente da OAB/RS oficiou o governador José Ivo Sartori com questionamentos sobre a gestão da prestação do serviço público de segurança. “Seguimos aguardando as respostas do Estado para também debatermos na audiência pública”, frisa.

Confira o ofício com os questionamentos ao Estado

Participe do evento no Facebook

Rodney Silva
Jornalista

 

Fonte: OAB/RS