Aos jovens advogados, presidente da OAB/RS reafirma compromisso de valorizar e fortalecer a advocacia


04.03.16 | Advocacia

Na primeira reunião da Comissão do Jovem Advogado, que contou com a presença de profissionais de todo o Estado, foram tratadas as ações para o primeiro trimestre, tais como interiorização.

A primeira reunião da Comissão do Jovem Advogado (CEJA) da OAB/RS, com a presença do presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, e do novo presidente da CEJA, Antônio Zanette, foi realizada na manhã desta quinta-feira (03). No encontro, que contou com diversos advogados do Estado, foram tratadas as ações para o primeiro trimestre, tais como interiorização e o Encontro Estadual do Jovem Advogado.

Em sua fala, Breier salientou que as comissões da OAB/RS são protagonistas na gestão e serão fundamentais para a tomada de ações da seccional gaúcha. “Hoje estamos enfrentando um cenário de muitas perturbações no País, em que a Ordem gaúcha irá enfrentar questões sociais e institucionais. Conto diretamente com esta Comissão e os jovens advogados para tratarmos de temas essenciais para os cidadãos e a advocacia, como o aumento da carga tributária e a insegurança púbica do nosso Estado”, afirmou.

Zanetti ressaltou que a valorização dos jovens advogados é uma diretriz da Ordem gaúcha desde 2007. “Essa é uma realidade, pois diversos membros da CEJA já estão integrando o Conselho Pleno da entidade e também a diretoria da CAA/RS. Essa continuará sendo a nossa missão: a de valorizar e fortalecer o advogado em início de carreira”, frisou.

O vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e ex-presidente da CEJA, Pedro Alfonsin, salientou que o Sistema OAB vem investindo na estrutura para a advocacia. “Um exemplo disso é o espaço Sistema OAB Trend Center, com mais de 1.100 metros quadrados e que possui diversos serviços, além de computadores e salas de reuniões gratuitas para os profissionais. Esse também é um exemplo de investimento, pensando nesses advogados que estão no começo da carreira” ponderou.

O ex-presidente da CEJA na gestão 2013/2015 e conselheiro seccional Matheus Ayres Torres salientou a presença de jovens advogados de diversas regiões do Estado. “Isso demonstra que o trabalho de interiorização e fomento de implantação da CEJA nas subseções tem surtido efeito. Assim como mencionou Zanetti, isso apenas é possível devido ao total apoio de todo a OAB/RS”, finalizou.

Também estavam presentes a presidente da Comissão de Direito Ambiental, conselheira seccional Marília Longo; e o presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Leonardo Ferreira Mello Vaz.

Fonte: OAB/RS