Novos estagiários são recepcionados pela Ordem gaúcha durante Prestação de Compromisso


14.10.15 | Advocacia

No total, 16 profissionais receberam a sua credencial em solenidade realizada no Auditório Guilherme Schult Filho.

Na tarde desta terça-feira (13), 16 estagiários de Direito prestaram compromisso na sede da Ordem gaúcha. Na solenidade, conduzida pela secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, os profissionais receberam a sua credencial.

No início do evento, os novos estagiários da Ordem gaúcha realizaram o juramento. Nele, todos se comprometeram "a exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".

A integrante da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), Andréa Scheffer, parabenizou os estagiários pela conquista da credencial e exemplificou as ações da CEJA. “Buscamos sanar os principais anseios dos profissionais em início de carreira. Para isso, realizamos algumas ações, como os Grupos de Estudos em diversas áreas do Direito e o Bate-Papo jurídico, iniciativas que buscam o aperfeiçoamento profissional”, comentou.

Após, o presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Leonardo Ferreira Mello Vaz, falou do compromisso da Ordem gaúcha enquanto entidade plural e representativa. “Dentre as várias bandeiras que a nossa instituição levanta, uma delas é o combate também a todas as formas de preconceito, seja ela contra LGBT, ou qualquer outro tipo de discriminação”, lembrou.

A secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, exemplificou toda a estrutura que a Ordem gaúcha dispõe aos advogados e estagiários. “É possível usufruir de diversos direitos pela Caixa de Assistência dos Advogados, que é o braço assistencial da OAB/RS e oferece centro médico, odontológico, fisioterapêutico e psicoterapêutico. Os profissionais também sempre devem buscar o seu aperfeiçoamento, por isso, a Escola Superior de Advocacia oferece cursos em diferentes áreas, muitos deles de forma gratuita”, enfatizou a dirigente.

Também estiveram presentes, o presidente da Comissão do Advogado Empregado, Wilson Malcher; o segundo secretário da CSI, Gilberto Berger Saldanha; a integrante da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra, Karla Meura; e a integrante da CEJA, Luiza Piussu.

Fonte: OAB/RS