Em Prestação de Compromisso, novos estagiários de Direito são recepcionados pela OAB/RS


02.10.15 | Advocacia

Solenidade foi realizada na noite desta quarta-feira (30).

Na noite desta quarta-feira (30), a OAB/RS entregou a credencial para 59 novos estagiários de Direito em Prestação de Compromisso. A solenidade, conduzida pelo vice-presidente da entidade, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, ocorreu no Auditório Guilherme Schültz Filho.

No início do evento, os novos estagiários da Ordem gaúcha realizaram o juramento. Nele, todos se comprometeram "a exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".

O coordenador da Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RS, Jorge Terra, saudou os novos estagiários e lembrou da responsabilidade que estão assumindo. “Os senhores acabaram de prestar um compromisso pelos direitos humanos, então que isso nunca saia do seu norte”, frisou.

O presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Leonardo Ferreira Mello Vaz, falou do compromisso da Ordem gaúcha enquanto entidade plural e representativa. “Dentre as várias bandeiras que a nossa instituição levanta é o combate também a todas as formas de preconceito, seja ela contra LGBT, ou qualquer outro tipo de discriminação”, lembrou.

A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, conselheira seccional Regina Pereira Soares, frisou aos novos estagiários a representatividade da prestação feita e a credibilidade da instituição. “Essa credencial representa o comprometimento com a OAB, que é uma instituição com mais de 80 anos e de moral ilibada, e com o juramento que acabaram de fazer”, ratificou.

A secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, desejou as boas-vindas aos compromissandos e apresentou em seu discurso os serviços prestados pela entidade e pelo braço assistencial, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), e cultural, a Escola Superior de Advocacia (ESA). Além disso, afirmou que todos “estão recebendo o passaporte para uma alteração substancial em sua vida, pois é o momento de colocar em prática toda a teoria que vêm estudando”.

Em sua manifestação, Pellizzer enfatizou a responsabilidade da profissão destacando que “nossa profissão não é para os fracos, sendo de alta representação da cidadania, pois nós somos a voz do cidadão esculpida no artigo 133 da Constituição Federal. Além disso, a nossa união constitui a nossa força pois já somo cerca milhão de advogados nesse País”.

Fonte: OAB/RS