ESA 30 anos: Vetores e Tutela Provisória do novo CPC encerram evento de comemoração


14.09.15 | Advocacia

Com um dia recheado de palestras de diversos mestres da área do Direito, o encerramento teve a participação de 2 mil pessoas.

O novo Código de Processo Civil foi o foco da programação dos 30 anos de capacitação da advocacia pela ESA, que encerrou, na tarde da sexta-feira (11), no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. Com um dia recheado de palestras de diversos mestres da área do Direito, em celebração ao aniversário da Escola, o encerramento teve os temas Vetores do Novo CPC e Tutela Provisória do novo CPC em debate, respectivamente, com a participação de 2 mil pessoas.

Coordenando a primeira mesa de trabalhos, o presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), conselheiro seccional Matheus Ayres Torres, introduziu o palestrante Sério Porto, professor especializado em Direito Processual Civil, com o assunto Vetores do Novo CPC. “A ESA tem sido grande parceira do advogado em início de carreira. Ela institucionalizou os grupos de estudos gratuitos para esses profissionais. Capacitamos mais de três mil advogados com os cursos da Escola e 1500 acompanharam as aulas por EAD”, afirmou Torres.

Vetores do Novo CPC e Tutela Provisória do novo CPC

Porto realizou uma visão ideológica do tema, demonstrando os propósitos que a reforma processual, com a criação do novo CPC, busca. “Por meio de uma visão panorâmica, concentrando exatamente estas questões dos propósitos e o que o novo código busca aperfeiçoar, através de uma série de ideias e fundamentos, para melhor poder se operar o Direito e, por consequência, o julgamento e a prestação jurisdicional”, afirmou.

“Oriento aos advogados mudarem a cabeça, a sua cultura. Até o presente momento, um exemplo das mudanças, é o litígio, o conflito, que hoje vamos para mediação e conciliação para solução de conflitos. Ao contrário do que ocorre agora. Nossa forma de atuar está mudando”, contou.

O professor ainda enalteceu o convite para participar do evento de comemoração aos 30 anos da ESA: “somente a Escola para conseguir colocar tantos profissionais dentro de um auditório. Isso demonstra a sua eficiência e interesse da classe na capacitação para enfrentar os desafios da carreira no dia a dia”, disse.

Já o professor Leonardo Ribeiro, especializado em Direito Processual Civil pela PUCSP, continuou os trabalhos e falou sobre Tutela Provisória no Novo CPC. “Antes, gostaria de dar os parabéns para a ESA que conseguiu aglutinar 1700 inscritos nesta conferência. É uma honra poder participar”, ressaltou. “O tema que me toca é muito mais espinhoso. O novo CPC é um código bom, mas não é novo. Temos muito a discutir e debater as diversas áreas dele. Temos que ter ciência que o novo código melhora, mas não resolve todos os problemas”, garantiu.

Fonte: OAB/RS