ESA 30 anos: advogados recebem capacitação para o processo eletrônico


11.09.15 | Advocacia

Treinamento ocorreu no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, na tarde desta quinta-feira (10), fazendo parte da programação do evento “O Novo CPC – 30 anos de capacitação pela ESA”.

A Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI) e a Escola Superior de Advocacia promoveram, na tarde desta quinta-feira (10) um treinamento para o Processo Judicial Eletrônico aos advogados. O curso ocorreu no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, fazendo parte da programação do evento “O Novo CPC – 30 anos de capacitação pela ESA”.

Na abertura do evento, o presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS (CEDTI), conselheiro seccional Carlos Albornoz destacou que os treinamentos realizados pela Ordem gaúcha já capacitaram mais de 20 mil profissionais. “Faz seis anos desde o primeiro treinamento do processo eletrônico. Ainda é necessário que os sistemas sejam aperfeiçoados, por isso, estamos dialogando diretamente com os Tribunais. Mais de 30 alterações já foram feitas por sugestão dos advogados, e é assim que vamos conseguir melhorar o método”, ressaltou.

O diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, destacou que a Escola vem realizando parcerias com a Comissão para a capacitação constante dos advogados. “Antes da abertura dos 30 anos do evento da ESA achamos fundamental a realização do treinamento do processo eletrônico. É papel da Escola o aperfeiçoamento em todas as áreas de atuação da advocacia”, ressaltou.

O secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, indicou como fundamental que a certificação digital caminhe lado a lado com os treinamentos. “Para que os advogados consigam assinar seus arquivos on-line é imprescindível que obtenham o seu documento eletrônico. Por essa preocupação, estamos indo às subseções para abordar o tema. Este trabalho in loco já surtiu resultados, tanto que nos últimos anos, mais de 30 mil advogados já foram certificados ,fazendo com que fossemos de penúltima para a quarta seccional em número de profissionais com o documento”, finalizou.

Ao longo do treinamento, Albornoz e o vice-presidente da CEDTI, Miguel Ramos, explicaram o funcionamento do PJe-JT (sistema de processo eletrônico do TRT4) e do Portal do Tribunal de Justiça do Estado, além de dar dicas e esclarecer as dúvidas dos advogados em relação aos sistemas.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

Lucas Pfeuffer
Estagiário de Jornalismo

Fonte: OAB/RS