Mutirão da Gestão Digital: Breier visita Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, S. Augusto, Três Passos e Três de Maio


31.08.15 | Advocacia

O roteiro do secretário-geral da OAB/RS, que iniciou na terça-feira (25), seguiu com visitas em Giruá, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo na quarta-feira (26).

O secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, deu continuidade ao Mutirão da Gestão Digital na terça-feira (25). Foram realizadas visitas nas subseções de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Santo Augusto, Três Passos e Três de Maio. O roteiro seguiu na quarta-feira (26), com visitas em Giruá, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.

Durante as visitas, Breier enfatizou aos presidentes das subseções e advogados da região a importância da certificação digital para o exercício da advocacia na era do processo eletrônico. “Desde 2013, reforçamos o trabalho de certificação digital. Com mutirão pelas subseções, chegamos a 30 mil profissionais em todo o Estado. Em razão dessa iniciativa de integração junto às subseções, a Ordem gaúcha passou de penúltima para a quarta seccional em número de profissionais com certificados digitais”, ressaltou. Conforme o dirigente, a meta da OAB/RS é fazer com que pelo menos 50% dos advogados tenham certificação digital no Interior do Estado.

Outra pauta tratada durante os encontros foi a nova plataforma de peticionamento eletrônico, desenvolvida pela OAB e pelo CNJ, chamada Escritório Digital. “O novo sistema vem para facilitar o dia a dia do advogado, pois será possível acessar os mais de 30 processos eletrônicos do País em apenas uma interface. Esse sempre foi um pleito da OAB/RS desde a gestão Claudio Lamachia: a unificação do processo eletrônico”.

Breier também falou sobre os cursos que vem sendo realizados pela Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI), que tem percorrido do Estado para realizar os treinamentos. A iniciativa conta com o apoio da Coordenadoria das Subseções e da Escola Superior da Advocacia (ESA). “Esse trabalho está sendo reforçado pela Van da Inclusão Digital da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS)”, observou.

O que disseram os presidentes das subseções:

O presidente da subseção de Palmeira das Missões, Eduardo Nassif Branchier, frisou a importância da presença da seccional. “É importante esse momento de troca de informações, pois queremos realizar um treinamento do PJe para os advogados da região. Além disso, temos muito o que comemorar para a classe, como as conquistas do Simples e das férias”, afirmou Branchier.

Em Frederico Westphalen, o presidente da subseção, Marcos Roberto Forchezato, destacou a presença da seccional para a atualização das pautas. “É muito importante que a seccional esteja na subseção para trazer essas informações sobre o processo eletrônico”, disse Forchezato.

Em Três Passos, a presidente Elisete Kerber observou que é indispensável a modernização constante dos equipamentos da OAB, bem como a atualização cadastral dos advogados. “Estamos na era digital, por isso essas questões são importantes”, disse Elisete.

O presidente da subseção de Santo Augusto, Adir Schreiber, destacou que o trabalho da OAB/RS já possibilitou a certificação digital de 80% dos advogados locais. “Percebemos que há um empenho da seccional em para resolver os problemas do processo eletrônico e viabilizar os treinamentos do PJe”, salientou Schreiber.

Em Três de Maio, o presidente da subseção, Herton Luís Mühlbeier, ressaltou a necessidade da ida da empresa certificadora ao município. Após o encontro, os dirigentes visitaram as obras da OAB local. A previsão é de inauguração do prédio ainda em 2015, viabilizado dentro dos moldes do projeto “Nenhuma subseção sem sede”.

Fonte: OAB/RS