Nenhuma subseção sem sede: prédio da OAB Santa Maria será inaugurado nesta sexta-feira (21)


21.08.15 | Advocacia

Lamachia e Bertoluci, que estarão presentes ao ato, frisam que “desde 2007, já entregamos 30 prédios de acordo com as necessidades da advocacia e da cidadania. É a responsabilidade e transparência da gestão dos recursos oriundos das anuidades”.

A nova sede da OAB Santa Maria será inaugurada, nesta sexta-feira (21), às 19h, com as presenças do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; e do presidente da subseção, Péricles Lamartine Palma da Costa. O prédio está localizado na Rua Alameda Buenos Aires, nº 323, no Bairro Nossa Senhora das Dores, ao lado do Foro da Comarca e próximo às principais organizações do Poder Judiciário do município.

A estrutura conta com auditório com capacidade para 70 pessoas, salas de reuniões, do conselho e espaço para eventos. “Essa é uma conquista coletiva, a recompensa de um esforço de dirigentes da nossa subseção e dos mais de 2,5 mil advogados da cidade. Assim como a sede antiga, essa também estará sempre à disposição da cidadania. Foi uma batalha e um esforço de todos!”, declara.

Segundo Péricles, desde o início, foi planejado um espaço amplo, que, pela localização, pudesse facilitar o trabalho dos advogados. “Se alguém estiver no Foro e precisar resolver algum problema ou tirar alguma dúvida, basta atravessar a rua que estaremos aqui à disposição. E não apenas para os advogados. Esta sede, assim como a outra, estará sempre de portas abertas para a comunidade”, destaca.

Para Bertoluci, a concretização de mais essa entrega de sede modernizada trará ganhos e melhorias para a advocacia e para a cidadania locais. “Desde 2007, já entregamos 30 prédios de acordo com as necessidades dos advogados e dos cidadãos. A cada entrega, reforçamos o compromisso assumido em 2007 de fortalecer a advocacia de todo o Rio Grande do Sul”, ressalta.

Lamachia salienta o respeito da OAB/RS com os recursos da classe, que são direcionados para um atendimento de forma funcional e consciente. “Essa é mais uma forma de retorno das anuidades pagas por todos os inscritos, já que a Ordem é uma entidade que não recebe nenhum recurso público, mantendo-se, exclusivamente, pelo pagamento das anuidades”, complementa.

Nenhuma subseção sem sede

Entre 2013 e este ano, foram inauguradas as sedes de Torres e Getúlio Vargas, além das novas instalações da subseção de Santa Rosa, Montenegro, Sapucaia do Sul, Vacaria e Dom Pedrito.

Também estão previstas para serem inauguradas as sedes das subseções de Lagoa Vermelha, Erechim, Carazinho, Encruzilhada do Sul, Soledade, Guaíba, Três de Maio, São Gabriel e Não-Me-Toque, além da modernização da estrutura de Tramandaí.

De 2007 a 2012, na gestão Lamachia, a OAB/RS concluiu as sedes de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta, Cachoeirinha, Vacaria, Igrejinha, São Borja, Taquara, Novo Hamburgo e Estrela, além das ampliações das estruturas de Santa Vitória do Palmar (1ª fase), São Leopoldo, Frederico Westphalen, Camaquã e Bom Jesus.

Fonte: OAB/RS