Homenagem à advocacia: Lamachia é agraciado com a Medalha Cidade de Porto Alegre


20.08.15 | Advocacia

Com o Salão Nobre da Prefeitura lotado, o vice-presidente nacional da OAB foi homenageado em razão das duas gestões como presidente da seccional gaúcha (2007-2009/2010-2012).

Com o Salão Nobre do Paço dos Açorianos lotado de advogados, autoridades, amigos e familiares, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, foi homenageado com a Medalha Cidade de Porto Alegre, em razão das duas gestões como presidente da OAB/RS (2007-2009/2010-2012).

A solenidade ocorreu, na tarde desta quarta-feira (19), com as presenças do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; do prefeito e do vice-prefeito da Capital, José Fortunati e Sebastião Mello; e da procuradora-geral do Município (PGM), conselheira seccional Cristiane da Costa Nery.

A distinção foi entregue em alusão ao Dia do Advogado, celebrado dia 11 de agosto, e aos 243 anos de fundação da Capital gaúcha, comemorado no dia 26 de março. A condecoração foi instituída por meio do Decreto 6.202, de 25 de novembro de 1977, como forma de o Executivo homenagear pessoas e entidades que, através de seu trabalho, ajudaram a construir a história de Porto Alegre.

Proponente da homenagem em nome da PGM, Cristiane frisou a importância da homenagem ao advogado gaúcho e atual vice-presidente nacional da OAB, que dignifica a classe da advocacia. “Para o nosso gabinete da Procuradoria-Geral do Município, é muito gratificante termos um momento como esse na nossa casa:  nada mais simbólico do que festejar essa data do Dia do Advogado e, ao mesmo tempo, fazermos uma reflexão da importância da nossa função para a população. A OAB/RS se divide antes e depois da passagem de Lamachia”, ressaltou a titular da PGM, registrando que o atual presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, tem mantido a entidade fortalecida e atuante.

Homenagem em nome de quase 100 mil advogados do RS

Emocionado, Lamachia destacou a honra de receber Medalha da Cidade de Porto Alegre. “Tenho muito a agradecer. Jamais imaginei que receberia hoje uma homenagem com tamanho significado”, continuou. “Nossa gestão chegou na OAB/RS em 2007 e, por meio de uma obra verdadeiramente coletiva, estamos construindo uma história. Recebo esta homenagem em nome dos praticamente 100 mil advogados do Rio Grande do Sul, representantes desta importante profissão e de grande responsabilidade. Serei eternamente grato a Porto Alegre por esta homenagem”, ressaltou.

Segundo Lamachia, a OAB tem a atuação sobre a defesa das prerrogativas dos advogados, sobre a fiscalização do exercício profissional, mas a entidade é muito mais do que isso. “Portanto, ao município de Porto Alegre, o nosso agradecimento se impõe com a gratidão", disse. "A entidade tem uma responsabilidade institucional com a defesa do Estado Democrático de Direito”, concluiu.

Ao final, Fortunati salientou que se sente feliz e honrado em homenagear o vice-presidente nacional da OAB. O resgate do protagonismo da OAB/RS foi também destacado pelo prefeito, entre os motivos para a concessão da Medalha Cidade de Porto Alegre. Fortunati também citou a importância da OAB neste momento em que o Brasil passa por crises ética, moral e econômica, sendo que nas duas primeiras, a Ordem pode e tem colaborado para serem revertidas. “Não se trata apenas de uma honraria. É um reconhecimento público para as pessoas que ajudam a cidade e contribuem para uma qualidade de vida melhor”, observou.

Presenças

Também estavam presentes o ex-senador Pedro Simon; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino; o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier; o diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; a corregedora, Maria Helena Camargo Dornelles; o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; o presidente do TED, Fabio de Moura; representando o Governo do Estado, a procuradora-geral em exercício do Estado, Ana Cristina Beck; a secretária adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Maria Elizabeth Rosa Pereira; representando o IARGS, Leonardo Lamachia; o ex-presidente da OAB/RS, Luiz Carlos Levenzon; e demais representantes de entidades.

Fonte: OAB/RS