Mutirão da Gestão Digital: secretário-geral da OAB/RS percorre Sarandi, Nonoai, Erechim e Getúlio Vargas


11.06.15 | Advocacia

Na terça-feira (09), Breier estará reunido com os advogados nas cidades de Tapejara, Sananduva, São José do Ouro e Vacaria.

Na tarde desta segunda-feira (08), o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, retomou o roteiro de viagens pelo Interior do Estado pelo Mutirão da Gestão Digital. Ao percorrer as cidades de Sarandi, Nonoai, Erechim e Getúlio Vargas, o dirigente abordou a importância de que os profissionais obtenham a sua certificação digital, assim como elencou as ações da seccional gaúcha para garantir a implantação segura do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Na terça-feira (09), Breier também estará reunido com os advogados nas cidades de Tapejara, Sananduva, São José do Ouro e Vacaria.

O secretário-geral da OAB/RS colocou como fundamental a ida da seccional às subseções, reforçando a importância da conscientização acerca dos certificados digitais. “Esta integração já trouxe resultados significativos para a OAB/RS. Nos últimos anos, 11 mil advogados no Estado obtiveram seu documento eletrônico. Dessa maneira, a Ordem gaúcha passou de penúltima para a quarta seccional em número de profissionais com certificados digitais”, argumentou.

Breier ressaltou que esse trabalho vem ao encontro do que vem sendo realizado pelo Sistema OAB ao assegurar a implantação segura do processo eletrônico. “Estamos em constante diálogo com os Tribunais na busca de melhorias e também conscientizando sobre a necessidade de maior tempo para a adaptação de todos os advogados e escritórios. Temos que implantar o processo eletrônico de maneira segura e sem pressa, de forma que a sociedade não seja lesada nesta caminhada”, defendeu.

Com relação ao PJe, Breier também frisou o recente convênio firmado com o Tribunal de Justiça. “A parceria visa à instrumentalização das salas da Ordem gaúcha. Os espaços serão equipados com computadores e scanners para garantir orientação àqueles que necessitem de atendimento para operacionalizar o processo eletrônico”, apontou.

O trabalho, que está sendo realizado pela Secretaria-Geral, faz parte do Sistema OAB, sendo uma soma de esforços com a Coordenadoria das Subseções, a Escola Superior da Advocacia (ESA), a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e a Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI).

Recepção nas subseções:

A presidente da OAB Sarandi, Jaqueline Maria Salla Kreling, recepcionou o dirigente e frisou “a importância de a OAB local manter uma conscientização constante sobre a importância da certificação digital para os advogados da região”.

Em Nonoai, o presidente da subseção, Jairo José Reck, afirmou que “caminhamos para um futuro em que todos os processos irão tramitar somente de forma eletrônica. Por isso, a importância da seccional estar em contato direto com as subseções”.

O presidente da OAB Erechim, Alessandro Bonatto, reforçou a importância “dos profissionais obterem a certificação digital, assim como buscarem a capacitação no processo eletrônico”.

Por fim, em Getúlio Vargas, o presidente da subseção, Eliandro dos Santos, ressaltou “a parceria entre a seccional gaúcha e as subseções para aumentar ainda mais o número de advogados certificados”.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

Fonte: OAB/RS