Advocacia gaúcha comemora seis anos de sede própria


08.06.15 | Advocacia

Marco histórico para a advocacia, a sede situada na Rua Washington Luiz, 1110, em frente à Praça dos Açorianos, no Centro Histórico da Capital e junto aos principais órgãos judiciários e administrativos do Estado, está à disposição dos advogados desde 05 de junho de 2009.

Há seis anos, a data de 05 de junho ficou marcada na memória dos advogados gaúchos. Em uma cerimônia que reuniu centenas de convidados, entre autoridades e um número maciço de advogados, foi realizada a inauguração oficial do edifício de 14 andares que abriga a sede própria da OAB/RS, representando um marco para a advocacia gaúcha.

Situada na Rua Washington Luiz, 1110, em frente à Praça dos Açorianos, no Centro Histórico da Capital e junto aos principais órgãos judiciários e administrativos do Estado, a sede foi comprada em janeiro de 2008 e quitada em dezembro de 2009.

Ao adquirir a sede por R$ 3,6 milhões, a OAB/RS trocou o pagamento de aluguéis (R$ 70.000,00 por mês) por um investimento em um imóvel próprio e plenamente adequado às necessidades da entidade.

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, à época presidente da OAB/RS, considera que a conquista da sede própria foi a materialização de um grande sonho, pois todos os meses a Ordem gaúcha tinha de desembolsar R$ 70 mil em aluguéis e taxas (condomínios e IPTU) com as antigas instalações.

“Esse foi mais um compromisso assumido em 2007 com a advocacia gaúcha e cumprido! A troca do aluguel pela sede própria possibilitou não só minimizar a grave situação financeira que a entidade se encontrava, como também permitiu investimentos em serviços de mais qualidade para a OAB em todo o Estado”, lembrou Lamachia, registrando que a nova sede contemplou “de forma digna a advocacia gaúcha em toda a sua grandeza tanto corporativa quanto institucional”.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, pontuou o respeito em que a OAB/RS vem norteando às suas ações, desde 2007, em prol da advocacia. “A compra da nova sede é um exemplo desta premissa. Foi uma operação que uniu o comprometimento e responsabilidade com recursos da classe, além da transparência em toda a operação”, constatou o dirigente.

Transparência

Preocupada com a transparência da transação imobiliária, a diretoria tratou de informar os advogados sobre os detalhes, enviando uma carta aos presidentes das, então, 104 subseções e um informativo aos mais de 75 mil profissionais inscritos na Ordem gaúcha à época. Além disso, a seccional disponibilizou no seu site todos os documentos relativos ao processo de compra da nova sede, como orçamentos, laudos técnicos, atas e pareceres, entre outros.

Segundo o diretor-tesoureiro da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, que gere as finanças da entidade nas duas gestões de Lamachia, e segue na função na atual gestão, destaca que durante a compra da sede, a principal preocupação foi a de que o saldo devedor fosse pago dentro da atual gestão, sem comprometer as futuras administrações. “Realizamos um negócio muito bom para os cofres da instituição, mas com a responsabilidade de não repassar a dívida para as futuras gestões da entidade”, lembrou.

Com a quitação do financiamento, a Ordem focou seus investimentos no projeto “Nenhuma subseção sem sede”, em ações voltadas à tecnologia da informação, modernização das salas da OAB em todo o Estado e demais espaços voltados à advocacia.

Por dentro da sede

Com 5.312m², o prédio que abriga a sede própria da OAB/RS inclui dois auditórios, biblioteca, estrutura completa da ESA, andar destinado à Coordenadoria das Subseções do Interior e às instalações da CAA/RS, além de estacionamento.

Localizado estrategicamente, o edifício fica próximo ao Tribunal de Justiça do RS, Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Tribunal de Justiça Militar, Foro Central, Ministério Público do RS e Centro Administrativo do Estado.

Fonte: OAB/RS