Lamachia e Bertoluci inauguram novas instalações da subseção de Montenegro


05.05.15 | Advocacia

Durante a solenidade, os dirigentes destacaram os avanços no campo corporativo e institucional construídos de forma coletiva pela classe, registrando o orgulho de olhar para trás e verificar os avanços que a advocacia gaúcha construiu desde 2007. 

Mais uma subseção da OAB/RS teve suas novas instalações inauguradas. Em solenidade realizada, na noite desta segunda-feira (04), em Montenegro, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da seccional gaúcha, Marcelo Bertoluci, reafirmaram os compromissos da entidade para com a advocacia. Após o descerramento da placa de inauguração, os presentes visitaram as novas dependências da subseção que viabilizou a acessibilidade universal. O novo espaço possui um centro de digitalização, um novo auditório, uma sala de reuniões para os advogados, uma nova sala para transmissão de cursos da ESA e elevador.

“Houve tempos em que a advocacia de Montenegro não tinha sequer um local para realizar suas reuniões, tanto que certa vez nos reunimos na rua mesmo. Então, quando eu vejo aqui, nesta plateia, os primeiros presidentes da subseção que viveram essa época, fico muito feliz, pois tenho certeza de que o trabalho iniciado por eles está sendo recompensado hoje”, declarou o presidente da OAB Montenegro, Sepé Tiaraju Rigon de Campos.

Da tribuna, Bertoluci ressaltou que o momento representa os frutos de uma administração vitoriosa, que marcou profundamente a OAB/RS nos seis anos de gestão capitaneados por Lamachia. “Estarmos aqui celebrando esse momento de união demonstra que a OAB se movimenta por conceitos, princípios e valores. Eu quero falar do nosso orgulho de mantermos a crença na Ordem unida, forte, e que dissemina pelo país afora novos conceitos”, afirmou.

Bertoluci também mencionou o momento de grande protagonismo vivenciado atualmente pela classe. “É fortificante ver temas estruturais do nosso Estado, da nossa profissão e da nossa gente marcando as ações de todos nós, como a Ação Civil Originária (ACO 2059) impetrada pela OAB/RS no STF para a renegociação da dívida contraída pelo Estado do Rio Grande do Sul junto à União e como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), também ajuizada no STF, pela suspensão das Leis Estaduais 12.069/2004 e 12.585/2006, que permitiram o saque de R$ 4,5 bilhões da conta dos depósitos judiciais para o caixa único do Executivo gaúcho”, destacou.

Lamachia registrou seu orgulho ao olhar para trás e verificar os avanços que a advocacia gaúcha construiu nos últimos anos. “Os jovens advogados não conheceram a realidade da Ordem há alguns anos atrás. Mas essa obra coletiva viabilizou uma série de conquistas que refletem diretamente no dia a dia de cada profissional. E não falo apenas das dezenas de novas sedes ou de ampliações de estruturas das subseções, da aquisição da nova sede da seccional, do saneamento das finanças da entidade ou da recuperação da OAB no cenário nacional. Eu me refiro também às conquistas que o novo CPC garantiu para a classe. O texto traz soluções duradouras para as dificuldades profissionais históricas e apresenta matérias legislativas que expressam o cumprimento de alguns compromissos que assumimos quando iniciamos nosso trabalho na OAB/RS, como o fim da compensação da verba honorária, da contagem de prazos em dias não úteis, do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC, e das férias de forma permanente”, frisou.

Medalha Leonardo Macedônia

Na ocasião, ainda, o ex-presidente da subseção, Cleonir Luiz dos Reis, recebeu a Medalha Leonardo Macedônia, honraria que busca valorizar o trabalho realizado e homenagear os ex-presidentes pelos relevantes serviços prestados à advocacia. Leonardo Macedônia foi o primeiro presidente da entidade.

Comissão do Jovem Advogado

Na solenidade também foram entregues as portarias aos integrantes da Comissão do Jovem Advogado da subseção. O documento foi entregue pelo conselheiro seccional e presidente da CEJA da seccional, Matheus Ayres Torres, aos advogados Maira Carmona Horts, Marcos Vinícius Pedrotti, Daniela Martins da Silva, Jessica Bergmann, Rudi Winck Willers, Diego Sarmento Salton, Daiana Carvalho, Marcelo Flores Pereira, Marcia Azevedo Michaelsen, Jamile Brunei Biehl, Tatiana Machado Carpes de Oliveira, Laurem Ribeiro Costa e Camila Edith da Silva.

Presenças

Também participaram da solenidade o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Ricardo Breier; o diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; o chefe de gabinete da presidência, Júlio Cezar Caspani; a delegada da CAA/RS, Luiza Coutinho; da ESA, Amália de Campos; o presidente da CEJA de Nova Prata, Guilherme Silveira; o secretário-geral adjunto de Canoas, Charles Pacheco; e os ex-presidentes da subseção de Montenegro, Cláudio Pedro Endres, Gilberto Azevedo, Antônio Roberto da Silva; além de Rojane Maria Eitelwein, que foi homenageada com uma placa que leva o seu nome na sala de reuniões do conselho da subseccional.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

Fonte: OAB/RS