Além de tratar das estruturas e condições da Justiça gaúcha, como eventuais déficits de juízes/servidores e seus números, também serão discutidos métodos alternativos de solução de conflitos.
A OAB/RS inicia, ao longo desta sexta-feira (13), uma série de audiências públicas para debater e instrumentalizar medidas no âmbito do Judiciário Estadual. O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, estará reunido com a sociedade civil organizada em Encruzilhada do Sul, às 09h, na sala de audiências do Foro da Comarca (Rua Rodolfo Taborda, 100). No período da tarde, às 16h, o dirigente tratará da pauta em Santa Maria, na Câmara de Vereadores (Rua Vale Machado, 1415).
A iniciativa será realizada a partir do que foi decidido no Colégio de Presidentes de Subseções, ocorrido em novembro, em Santana do Livramento. Além de tratar das estruturas e condições do Judiciário Estadual, como eventuais déficits de juízes/servidores e de seus números, as audiências ainda contarão com a presença de representantes do Judiciário Estadual, em que também serão discutidos métodos alternativos de solução de conflitos.
Bertoluci destaca que, desde 2007, a OAB gaúcha vem chamando a atenção para o quadro de pessoal. “Reconhecemos os esforços empregados pelo Judiciário Estadual com a nomeação de novos quadros. Os 437 servidores e 70 magistrados, designados em 2014, representam um avanço importante que deve ser reconhecido. Entretanto, os investimentos ainda não acompanham a crescente demanda processual, sendo necessários novas varas, cargos efetivos de juízes e servidores. Ganha o advogado, ganha o cidadão, ganha o sistema de Justiça”, ressaltou o dirigente.
Confira o calendário das audiências:
13/3
- Encruzilhada do Sul – 09h – Sala de Audiências do Foro
(Rua Rodolfo Taborda, 100)
- Santa Maria – 16h – Câmara de Vereadores do Município
(Rua Vale Machado, 1415)
20/3
- São Luiz Gonzaga – 08h30min
- Panambi – 19h30min
Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717