Ordem gaúcha participa do Encontro Nacional de Precatórios


20.02.15 | Advocacia

O membro da Comissão de Precatórios da OAB/RS, Telmo Schorr, representou a seccional no evento, que teve as presenças dos ministros Ives Gandra, do TST, e Gilmar Mendes, do STF.

A Ordem gaúcha esteve, entre os dias 11 e 12 de fevereiro, nas dependências do Tribunal de Justiça de São Paulo, reunida com magistrados, gestores e especialistas, para debater a situação dos precatórios, que são dívidas públicas reconhecidas pela Justiça. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o TJSP.

Durante o encontro, também foram apresentadas as modificações e sugestões para a Resolução a ser expedida pelo CNJ, em substituição a de n° 115.

O encontro teve as presenças dos ministros Ives Gandra, do TST, e Gilmar Mendes, do STF, que proferiram palestra sobre o tema. Gandra atribuiu o não pagamento de precatório por conta de um Estado aético. Mendes considerou que os precatórios sejam, talvez, a maior vergonha do judiciário brasileiro, e que essa página precisa ser virada.

O membro da Comissão de Precatórios da OAB/RS, Telmo Schorr, que representou a entidade no evento, salientou as ações permanentes da seccional gaúcha. “Essa é uma das principais pautas da Ordem gaúcha, e estamos sempre atentos a tudo que se refere aos precatórios. Estamos em contato permanente com o Judiciário, buscando alternativas para a sistematização do pagamento de precatórios e RPVs, visando agilizar e aumentar o volume da quitação destes débitos”, afirmou Schorr.

Também participaram do evento o presidente da Comissão de Precatórios e Defesa dos Credores Públicos do CFOAB, Marco Antonio Innocenti; representando o RS, o coordenador da Central de Precatórios do TJRS, juiz Marcelo Mairon Rodrigues; o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Precatórios da Assembleia Legislativa do RS, Frederico Antunes; o representante da PGE, Vitor Hugo Skrsypcsak; o procurador da Prefeitura de Porto Alegre, Cézar Sulzbach; o representante do TRT4, Marcelo Henschke; entre outros.

Fonte: OAB/RS