Em Encontro Regionalizado na Serra, subseções projetam ações em defesa da advocacia


13.10.14 | Advocacia

Estavam reunidas as OABs de Bento Gonçalves, Bom Jesus, Canela/Gramado, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Igrejinha, Lagoa Vermelha, Nova Petrópolis, Nova Prata, S. José do Ouro, Taquara, Vacaria e Veranópolis.

Na manhã desta sexta-feira (10), em Canela, foi realizado Encontro Regionalizado Sistema OAB. O encontro, que reuniu as subseções da Região da Serra (Bento Gonçalves, Bom Jesus, Canela/Gramado, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Igrejinha, Lagoa Vermelha, Nova Petrópolis, Nova Prata, São José do Ouro, Taquara, Vacaria, Veranópolis), levou toda a gama de serviços da Ordem gaúcha e promoveu oficinas de trabalhos entre os dirigentes, além de treinamento do processo eletrônico para os advogados.

O presidente da OAB Gramado/Canela, Ariel Stopassola, em nome das subseções, enfatizou a importância do evento. "A seccional vem desenvolvendo uma gestão compartilhada para promover as ações em benefício da advocacia. Exemplo disto são os projetos desenvolvidos pela CAA/RS; Tribunal de Ética e Disciplina; Coordenadoria das Subseções; e CDAP", afirmou.

O coordenador das subseções da OAB/RS, conselheiro seccional Jorge Fara, ressaltou que o objetivo do encontro é debater as necessidades dos advogados. "Esse projeto busca aproximar cada vez mais a entidade, objetivando sempre a melhoria do trabalho dos dirigentes de Ordem e principalmente na melhoria do dia a dia dos advogados", destacou.

Em sua manifestação, o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, relatou algumas das ações da entidade para aproximar a Caixa dos Advogados de todo o Estado. "Atuamos em várias frentes para estarmos cada vez mais perto das subseções. Assim, efetivamos uma série de ações, tais como, a doação de 200 computadores às subseções para o projeto de Gestão Digital, a concessão dos auxílios especiais, os diversos convênios, e o novo sistema de Notas de Expediente", registrou Alfonsin.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, iniciou seu discurso afirmando que "estamos aqui para ouvir, planejarmos nossas ações e partirmos para a execução". O dirigente reafirmou ainda o compartilhamento da gestão junto às subseções e a atuação da entidade pela valorização da advocacia. "Estamos trabalhando para que a implantação do processo eletrônico aconteça de forma segura. Na mesma linha, atuamos para que haja a diminuição dos cargos vagos no TJRS, pois a advocacia tem de ser tratada com dignidade", ressaltou.

Encerrando os discursos, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, enfatizou algumas conquistas da advocacia nos últimos tempos. "A inclusão da nossa classe no Simples Nacional é umas das nossas maiores conquistas nos últimos 20 anos". O dirigente também falou de outros pleitos como a Campanha pela Valorização dos Honorários Advocatícios, e a criação da Procuradoria das Prerrogativas. "Todos nós trabalhamos por um só objetivo, que é a OAB", finalizou.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717