OAB/RS participa da Votação Paralela para fiscalização do sistema eleitoral


03.10.14 | Advocacia

Neste domingo (05), durante o primeiro turno das Eleições 2014, a entidade participará da auditoria de urnas eletrônicas sorteadas pelo TRE-RS.

A OAB/RS, por meio da coordenadora do Comitê de Mobilização pela Reforma Política, conselheira seccional Fabiana Barth, acompanhará, neste domingo (05), a auditoria de urnas eletrônicas sorteadas previamente pelo TRE-RS. O evento ocorrerá no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.

O processo de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas, que acontece desde 2002, conta com a participação da OAB/RS, MP/RS, MPE, partidos políticos e demais entidades representativas da sociedade civil, instituições e órgãos públicos.

Desta forma, a representante da Ordem gaúcha estará, ao longo do dia, verificando o processo, que será realizado no mesmo horário da votação regular (das 8h às 17h). "A fiscalização da OAB é fundamental para garantir a lisura do sistema eleitoral", destaca Fabiana.

O objetivo é avaliar, mais uma vez, a realização de um pleito totalmente seguro e transparente", afirma o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.

Eleições Limpas

A campanha Eleições Limpas tem por objetivo mobilizar os eleitores pela memória do voto. Para isso, a OAB/RS disponibilizou em seu site uma "cola" para que não esquecessem os números e os nomes dos seus candidatos. O objetivo da iniciativa é que os eleitores guardassem a "cola" pelos próximos quatro anos, para cobrar dos eleitos uma atuação à altura do voto recebido.


Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759