Interiorização Regionalizada Sistema OAB: Região do Planalto receberá próxima edição nesta sexta-feira (01)


31.07.14 | Advocacia

Em Passo Fundo, as subseções estarão reunidas em oficinas de trabalho para tratar das principais demandas da advocacia local e avançar no planejamento e execução da gestão compartilhada.

Nesta sexta-feira (01), ocorrerá mais uma edição da Interiorização Regionalizada Sistema OAB. Em Passo Fundo, serão reunidas as subseções da região em oficinas de trabalho para tratar das principais demandas da advocacia local e avançar no planejamento e execução da gestão compartilhada. O evento será realizado no auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Durante a manhã, serão realizadas oficinas de trabalho entre os presidentes; os delegados da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e da Escola Superior de Advocacia (ESA); os secretários-gerais; os tesoureiros; os integrantes da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP); e membros do Tribunal de Ética e Disciplina e os conselheiros subseccionais; além de orientações da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional.

Os advogados da região também podem participar das atividades da Interiorização Regionalizada, por meio do treinamento para o Processo Eletrônico, realizado pela Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS. Os interessados podem se inscrever clicando aqui. A capacitação inicia às 13h30min.

Durante o dia, também estarão disponíveis exames clínicos e um stand com os produtos da Loja da CAA/RS.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, destacou que a Interiorização Regionalizada Sistema OAB – que já passou pelas regiões do Litoral, Costa Doce, Fronteira e Grande Porto Alegre – tem apresentado resultados positivos. "Os encontros regionalizados são permanentes, visando intensificar a aproximação das subseções da seccional e solucionar suas demandas locais. Nestas oficinas de trabalho, levaremos os serviços do Sistema OAB, fortalecendo a gestão compartilhada. É um projeto que iniciou em 2007, na gestão Lamachia", salientou Bertoluci.

Na primeira etapa do projeto, o coordenador das subseções, conselheiro seccional Jorge Fara, percorreu as 106 subseções, ao longo de três meses de 2013, colhendo as principais necessidades. A partir desse levantamento, as subseções foram agrupadas em oito polos regionais (Grande Porto Alegre, Litoral, Serra, Planalto, Missões, Central, Fronteira e Costa Doce). "As subseções são células autônomas e fundamentais para esse conceito de gestão, visando que ações sejam realizadas de forma conjunta", afirmou Fara.

Para a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, é fundamental que a entidade esteja cada vez mais presente nas subseções. "Buscamos, a partir da Interiorização, trazer informações sobre as ações da entidade e ouvir as demandas locais para continuarmos aprimorando o nosso trabalho, que é o de cuidar do advogado e seus familiares", afirmou Ramos.

Por sua vez, o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, afirma que o encontro é importante para levar a Escola a todo o Estado. "Já atendemos algumas das principais demandas dos advogados das subseções, tais como a capacitação na área do processo eletrônico, e a transmissão de cursos pela internet", registrou Canterji.


Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759