OAB/RS e TJRS disponibilizam espaço para ideias inovadoras para qualificação da prestação jurisdicional


22.07.14 | Advocacia

A instalação da Comissão de Inovação no Âmbito do Poder Judiciário (Inovajus) conta com o apoio e parceria do Grupo de Trabalho da Reforma do Poder Judiciário da OAB/RS.

Representando o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, o coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma do Poder Judiciário da OAB/RS, conselheiro seccional Gerson Fischmann, participou da instalação da Comissão de Inovação no Âmbito do Poder Judiciário (Inovajus). O evento foi realizado, nesta sexta-feira (18), no Tribunal de Justiça, com as presenças do presidente do TJRS, desembargador José Aquino; do 3º vice-presidente, desembargador Francisco José Moesch; do corregedor-geral da justiça, desembargador Tasso Delabary; do representante da Defensoria Pública do Estado, Paulo André Carrard.

Com o apoio da OAB/RS, o Inovajus visa aprimorar e desenvolver novas ideias que permitam aperfeiçoar as atividades jurisdicionais e administrativas, além de oferecer melhores resultados nos serviços do Judiciário estadual. Compõem a comissão: o desembargador Carlos Eduardo Richinitti (presidente); o juiz-corregedor Juliano da Costa Stumpf; os juízes Vancarlo André Anacleto e Alessandra Abrão Bertoluci; e os servidores Ticiano André Stefenoni Bacchi (analista de sistemas), Cláudia Manoela Prates Chagas (consultora de qualidade) e Cristiano Domingos Moreira (oficial ajudante).

Segundo Fischmann, a instalação do Inovajus vai ao encontro do trabalho realizado pelo GT da Reforma do Judiciário da OAB/RS, com o objetivo de viabilizar um espaço de discussão de alternativas para a melhoria da prestação jurisdicional. "A criação de um canal virtual para o envio de contribuições dos advogados é positiva para o projeto. Todos os atores da cena processual forense poderão sugerir inovações para o aprimoramento das atividades do Judiciário. É mais uma forma de aproximação e diálogo entre as instituições em benefício da cidadania", afirmou Fischmann, destacando que a iniciativa conta com o apoio de Bertoluci.

O presidente do TJRS ressaltou que o projeto é fundamental para manter e ampliar o padrão da prestação jurisdicional do Judiciário. "Muitas iniciativas que atualmente se encontram dispersas serão agora sistematizadas por meio de um espaço acessível às pessoas com visão de futuro. Por isso, é importante a participação de magistrados, servidores, advogados, membros do MP e da DPE. Defino como um trabalho de aproximação permanente da mais alta relevância, tendo em vista a importância de iniciativas conjuntas para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional", afirmou Aquino.

Richinitti destacou que a tarefa de alterar rotinas e vencer zonas de conforto não é fácil. "Apesar dos obstáculos, é preciso manter a cultura da inovação, principalmente neste Judiciário de vanguarda com jurisprudências sempre à frente do seu tempo. Esse projeto é uma janela de oportunidade e um desafio para institucionalizar e fomentar a inovação", assegurou o presidente da Comissão do Inovajus, que acrescentou: "o espaço é aberto para magistrados, servidores, e, principalmente, para os usuários do sistema - advogados e partes que tenham ideias, sejam elas grandes ou pequenas, mas que efetivamente possam modificar a nossa rotina de trabalho, aperfeiçoando-o".

Como acessar o Inovajus

Em parceria da OAB/RS e do TJRS, o acesso é disponibilizado pelos sites das duas instituições aqui.

Por meio de formulário, é possível apresentar sugestões de inovação, divididas nas categorias jurisdicional, modernização da gestão, ambiental e social. No local, também está disponível o banco de decisões inovadoras e as ideias de inovação que já foram adotadas pelo Judiciário Estadual.

Com informações do TJRS                           Com informações da OAB/RS
Gilberto Jasper                                              Rodney Silva – MTB 14.759
Jornalista                                                       Jornalista