Interiorização Regionalizada da Grande Porto Alegre concretiza ações do Sistema OAB


21.07.14 | Advocacia

As subseções de São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, São Jerônimo, Guaíba, Montenegro, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão estiveram reunidas durante esta sexta-feira (18), em São Leopoldo.

Presidentes das subseções da Grande Porto Alegre lotaram o Centro Cristo Rei, em São Leopoldo, na manhã desta sexta-feira (18), para mais uma edição da Interiorização Regionalizada Sistema OAB. O evento reuniu as subseções de São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, São Jerônimo, Guaíba, Montenegro, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do sul, Triunfo e Viamão.

Ao abrir os trabalhos, em nome das subseções, a presidente da OAB São Leopoldo, Márcia Schwantes, destacou a importância do encontro para o aperfeiçoamento das demandas das OABs. "A aproximação para discutirmos nossos problemas e buscarmos alternativas é fundamental, pois cada região tem sua peculiaridade. Hoje é um dia de integração e de muito trabalho", afirmou Márcia.

O coordenador das subseções da OAB/RS, Jorge Fara, ressaltou que "este trabalho de Interiorização foi desenvolvido após as visitas a cada subseção. Esta é a 2ª etapa, a parte que trata do aperfeiçoamento, interiorizando os órgãos da OAB/RS, aproximando cada vez mais a entidade. Buscando sempre a melhoria do trabalho dos dirigentes de Ordem e principalmente na melhoria do dia a dia dos advogados".

Em sua manifestação, a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, reiterou que "por meio do Sistema OAB realizamos uma gestão compartilhada, sempre em prol da advocacia do Estado. Estamos aproximando cada vez mais a CAA/RS de todo o Estado, firmando diversos convênios, indo para as subseções, mostrando a todos os profissionais os diversos serviços e benefícios oferecidos pela entidade a todos os advogados e também a seus familiares", destacou Rosane.

Bertoluci ressaltou que o momento é importante para o compartilhamento de ações entre as subseções regionais. Segundo ele, o trabalho do Sistema OAB vem sendo realizado de forma conjunta com a CAA/RS, por meio do plano assistencial, e da ESA, com os cursos de qualidade presenciais e EaD. "Atuamos, desde 2007, com a cultura do encontro e do diálogo, mas não pedimos licença para defender as prerrogativas da advocacia. Reafirmamos os nossos compromissos com a gestão digital, a transparência das contas da entidade, os repasses em dia às subseções e a implantação gradual do PJe. No âmbito do CFOAB, os projetos da OAB/RS serão incorporados ao novo CPC, como as férias e o fim da compensação da verba honorária", declarou.

Encerrando os discursos, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou o simbolismo do encontro que demonstra a união de todos os advogados de todo o RS, que é resultado do trabalho realizado desde 2007. "Hoje, a advocacia gaúcha tem reconhecimento nacional pelas conquistas que serviram de exemplo para outras seccionais. Temos a satisfação de comemorarmos a aprovação, pelo Senado Federal, da inclusão da advocacia como categoria beneficiada no Supersimples, um pleito iniciado aqui na OAB/RS em 2009. Esta é apenas uma das tantas obras coletivas iniciadas aqui neste Estado e que hoje contempla os advogados de todo o País", declarou o dirigente.

Juliana Jeziorny – MTB 15. 416
Liziane Lima – MTB 14.717
Rodney Silva – MTB. 14.759