Ordem gaúcha vai à Amatra IV para tratar das prerrogativas da advocacia


10.07.14 | Advocacia

Bertoluci defendeu o papel da OAB/RS na luta contra o desrespeito às prerrogativas, que é uma prioridade da entidade.

Em visita institucional, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, esteve na tarde desta quarta-feira (09), em reunião com o presidente da Amatra IV, juiz Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior. Também estavam presentes o secretário-geral da Ordem gaúcha, Ricardo Breier; o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP), conselheiro seccional Eduardo Zaffari; a diretora financeira da Amatra IV, juíza Janaína Saraiva da Silva.

Reafirmando a cultura do encontro entre as instituições do meio jurídico, Bertoluci destacou a importância do diálogo institucional. "Trabalhar em parceria é o caminho para construir soluções e alternativas duradouras para todos os agentes da cena processual", afirmou o dirigente.

A reunião tratou também da defesa das prerrogativas dos advogados. O dirigente defendeu o papel da OAB/RS na luta contra o desrespeito às prerrogativas. "Não temos receio de bradar pelo respeito às prerrogativas dos advogados, pois liberdade do exercício profissional do advogado é condição essencial de sobrevivência de uma democracia. A maturidade institucional se explica pelo respeito das autoridades às normas constitucionais. Por isso, as nossas prerrogativas não são negociáveis, sendo prioridade da seccional gaúcha", registrou Bertoluci.

Santos Júnior destacou a importância da visita da OAB/RS à Amatra IV e enfatizou que a nova administração busca estreitar as relações com as instituições, como a Ordem.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717