Eleições Limpas: OAB lança campanha “Voto não tem preço, voto tem consequências”


09.07.14 | Advocacia

O objetivo é conscientizar os eleitores sobre a importância do pleito de 2014, assim como coibir práticas antidemocráticas, a corrupção eleitoral, a compra de votos e o abuso de poder político e econômico. "Além disso, aqui vamos lançar a campanha pela memória do voto", reforçou Bertoluci.

A OAB lançará a Campanha Eleições Limpas: "Voto não tem preço, voto tem consequências". Parceria da entidade com a CNBB, a iniciativa tem como objetivo conscientizar os eleitores sobre a importância das eleições gerais de 2014, coibir práticas antidemocráticas, a corrupção eleitoral, a compra de votos e o abuso de poder político e econômico. O evento será realizado, no dia 16 de julho, às 14h, na sede do CFOAB, em Brasília, com a presença dos presidentes das seccionais.

Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, "a campanha eleitoral é um importante momento para a discussão do projeto de nação que queremos. A festa da democracia não pode ser transformada em ringue para agressões nem em espaço para a compra de votos, seja com o uso da máquina administrativa seja com o abuso de poder nas eleições", ressaltou Marcus Vinicius.

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que desenvolveu a campanha durante suas duas gestões à frente da Ordem gaúcha, sob o slogan "Voto não tem preço, voto tem consequências", conclamou os cidadãos brasileiros a se engajarem em mais essa ação da OAB. "Temos como responsabilidade a defesa da cidadania e o zelo pela Constituição e o Estado Democrático de Direito. Essa iniciativa reafirma que, nós, cidadãos, temos que ser protagonistas das mudanças políticas do País. O inimigo de outrora era o totalitarismo, o dos dias atuais é a corrupção", afirmou Lamachia.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, reforçou que a seccional encampará a campanha "Voto não tem preço, voto tem consequências", com o apoio da Comissão de Direito Eleitoral e do Comitê de Mobilização pela Reforma Política. "Além dessa iniciativa, vamos lançar a campanha pela memória do voto. O objetivo é que o eleitor faça sua cola para o dia da eleição e guarde o documento com o nome e o partido de cada candidato, visando cobrar os compromissos assumidos durante a eleição. Neste ano eleitoral, a cidadania tem a oportunidade de buscar as melhorias cobradas nas manifestações de 2013 por meio do voto em candidatos e partidos ficha limpa", defendeu Bertoluci.

A campanha terá ainda uma ouvidoria exclusiva para as eleições. O canal, que estará disponível nos sites CFOAB e da OAB/RS, servirá para esclarecer dúvidas dos eleitores e receber denúncias que envolvam o pleito de outubro deste ano.

Rodney Silva
Jornalista – 14.759