Pesquisa aponta confiança de 91,79% na OAB e 72,29% nos advogados


13.05.14 | Advocacia

Quanto ao conhecimento institucional, 95,52% afirmam conhecer a OAB. Dos entrevistados, 85,64% classificam a Ordem como confiável, 83,58% como idônea e 89,55% acreditam na importância da entidade para o Brasil.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Valore Brasil aponta que 91,79% dos advogados têm plena confiança na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no quesito "instituições". O índice de satisfação dos profissionais com a atuação da entidade é positivo para 92,36%. Foram entrevistadas 2.136 pessoas entre advogados, estudantes de Direito e demais profissionais.

Outro quesito bem avaliado foi a imagem do advogado para a sociedade: 72,29% dos entrevistados enxergam positivamente os profissionais da advocacia. Um índice expressivo e que demonstra, segundo conclusões da pesquisa, que o advogado goza de um prestígio fundamental junto à sociedade. A cada 10 pessoas, pelo menos 7 veem com bons olhos o trabalho da advocacia. Ao todo, 67,44% responderam que têm o hábito de consultar um advogado antes de tomar decisões legais.

Quanto ao conhecimento institucional, 95,52% da sociedade afirmam conhecer a OAB. Dos entrevistados, 85,64% classificam a Ordem como confiável, 83,58% como idônea e 89,55% acreditam que o trabalho desenvolvido pela entidade é importante para o Brasil. Quanto ao conhecimento institucional, 95,52% da sociedade afirmam conhecer a OAB Nacional. Dos entrevistados, 85,64% classificam a OAB como confiável, 83,58% como idônea e 89,55% acreditam que o trabalho desenvolvido pela entidade é importante para o Brasil.

Para o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, os resultados apontam a satisfação e a concordância da advocacia e da sociedade com a atuação da entidade. "A OAB é a voz constitucional do cidadão. Temos a preocupação de ser vigilantes na defesa dos interesses da sociedade e diligentes na defesa do advogado e de suas prerrogativas", destacou Marcus Vinicius.

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou que a pesquisa é o reconhecimento às ações da entidade. "A Ordem tem uma história de lutas em defesa das liberdades, do Estado Democrático de Direito e defesa dos cidadãos. A sociedade conhece nossa trajetória e acredita que o OAB é o porto seguro dos seus direitos", assegurou Lamachia.

Segundo o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, os resultados demonstram confiança nas ações da entidade em defesa da advocacia e da cidadania. "Exercemos um papel, assegurado pela Constituição Federal, de zelo das instituições, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da administração da Justiça, sem esquecer das prerrogativas da advocacia, que são, na verdade, da própria cidadania", afirmou Bertoluci.

Com informações do CFOAB

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759