Tribunal de Ética e Disciplina atua em respeito à advocacia e à cidadania


01.04.14 | Advocacia

No total, foi apreciada uma média de 15 processos por sessão, o que demonstra o aperfeiçoamento da gestão administrativa do TED, fator fundamental para que haja, cada vez mais, a diminuição nos prazos dos julgamentos.

Com o compromisso de avançar na segurança dos julgamentos e em respeito aos advogados e à cidadania, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS (TED) realizou, no ano de 2013, 75 sessões de julgamentos. Nesses, foram apreciados aproximadamente 1.200 processos éticos disciplinares.

Estes números representam uma média de mais de 15 processos por sessão, o que demonstra o aperfeiçoamento da gestão administrativa do TED, fator fundamental para que haja, cada vez mais, a diminuição nos prazos dos julgamentos. "Realizamos mais de seis sessões por mês, o que evidencia o nosso compromisso com a ética e um trabalho qualificado" frisou o presidente do TED, conselheiro seccional Fábio Scherer de Moura.

O dirigente também salientou que tal montante de processos somente foi alcançado devido à dedicação de 88 relatores e centenas de julgadores de todas as regiões do Estado. "A participação destes advogados, que trabalham conosco há 20, 30 anos, e que destinam vários dias – que seriam de trabalho em seus escritórios – para ir à OAB/RS, em Porto Alegre, fazer um serviço voluntário, é importantíssima e de grande valor institucional", analisou Scherer de Moura.

Segundo o vice-presidente do TED, conselheiro seccional André Andrade de Araujo, o fato de diversos voluntários serem oriundos do Interior demonstra a preocupação da entidade de trazer a perspectiva dos colegas que trabalham nas mais variadas Comarcas do Estado: "Temos esta iniciativa contínua de diminuir as distâncias entre os advogados de todo o Rio Grande do Sul".

"O advogado exerce uma digna tarefa de zelar pela ética profissional. Deve atuar servindo de exemplo perante a cidadania, que nos cobra ética permanentemente" acrescentou Araujo. Ele também salientou que todo cidadão pode procurar a OAB/RS para eventuais denúncias de advogados que tenham cometido alguma infração.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715