Interiorização e Regionalização da OAB/RS: segunda etapa levará serviços às subseções nesta quinta-feira (07) em Osório


06.11.13 | Advocacia

De acordo com Bertoluci, "nos encontros regionalizados, estamos levando os serviços da Ordem gaúcha até as subseções, dessa forma, podemos debater com os dirigentes as suas principais demandas e resolvê-las in loco".

A segunda fase da Regionalização e Interiorização da OAB/RS inicia, ao longo desta quinta-feira (07), em Osório, reunindo as subseções que integram a região do Litoral (Capão da Canoa, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres e Tramandaí). Nesta etapa do projeto, toda gama de serviços da Ordem gaúcha, assim como seu corpo diretivo, estão presentes na região.

No evento, serão realizadas oficinas de trabalho entreos presidentes; os delegados da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS); os secretários-gerais; os tesoureiros; os delegados da Escola Superior de Advocacia (ESA); os integrantes da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP); e também entre membros do Tribunal de Ética e Disciplina e os conselheiros subsecionais.

Na primeira etapa do projeto, o coordenador das subseções, conselheiro seccional Jorge Fara, percorreu as 106 subseções, ao longo de três meses, colhendo as suas principais necessidades. A partir desse levantamento das demandas, as subseções foram agrupadas em oito polos regionais (Grande Porto Alegre, Litoral, Serra, Planalto, Missões, Central, Fronteira e Costa Doce).

De acordo com o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, esse é o primeiro dos permanentes encontros regionalizados, que tem o objetivo de fortalecer a aproximação das subseções da seccional e solucionar suas demandas locais. "Nestas oficinas de trabalho, estamos levando os serviços da Ordem gaúcha a todo o Estado. É também um ambiente para debater com os dirigentes as suas principais pendências e resolvê-las in loco, fortalecendo a gestão compartilhada do Sistema OAB", salientou o dirigente.

Para a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, é fundamental que a Caixa esteja cada vez mais presente nas subseções. "Buscamos, a partir da Interiorização, trazer informações sobre as ações da entidade e ouvir as demandas locais para continuarmos aprimorando o nosso trabalho, que é o de cuidar do advogado e seus familiares", afirmou.

De acordo com o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji, o encontro com os delegados é importante para levar a Escola a todo o Estado. "Já atendemos algumas das principais demandas dos advogados das subseções, tais como a capacitação na área do processo eletrônico, e a transmissão de cursos pela internet", relatou Canterji.

Segundo Fara, a OAB é um sistema único e integrado. "As subseções são células autônomas e fundamentais para esse conceito de gestão, visando que ações sejam realizadas de forma conjunta".

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715