O presidente da Ordem gaúcha recebeu, na noite desta terça-feira (03), a homenagem concedida devido a sua atuação como homem público em defesa da advocacia e da sociedade.
"Recebo esta homenagem em nome da instituição protetora da Constituição, dos direitos fundamentais, da dignidade da pessoa humana, como princípio reitor do Estado Constitucional e Democrático de Direito, das garantias individuais e das liberdades públicas. Esta dádiva pertence a todos aqueles que exercem função essencial à administração da Justiça, pertence à instituição que ocupa o centro de convergência das expectativas públicas, ao organismo patrono das reivindicações e dos direitos sociais, das liberdades individuais. Pertence, portanto, à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul".
Com estas palavras, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, deu início ao seu pronunciamento na solenidade que homenageou o dirigente com a entrega do título de Cidadão Emérito, concedido pelo Legislativo de Porto Alegre. Também participou da cerimônia, realizada no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
O dirigente agradeceu ao vereador Elizandro Sabino, proponente da homenagem; aos colegas de diretoria na Ordem gaúcha; aos conselheiros federais e estaduais; aos integrantes das Comissões, da Escola Superior de Advocacia, da Caixa de Assistência dos Advogados; dirigentes de subseções, e, em especial, aos advogados e advogadas de todo o Estado. "Meu aplauso a todos aqueles que sem o exercício de cargos ou a demonstração de medalhas operam anonimamente em suas realidades cotidianas para que o Porto Alegre seja mais fraterna, justa e solidária".
Bertoluci falou sobre o caráter indispensável de viver em uma sociedade pós-moderna a partir de ideais comunitários, e registrou como fundamental a interação entre a cidadania e os administradores públicos. "A coisa pública não pode tomar o caráter de exterioridade. O poder político e administrativo não pode ficar à margem do saber e deve apoiar-se na opinião vivida, nas realidades locais".
O vereador Thiago Duarte, presidente da Câmara de Porto Alegre, parabenizou Sabino pela escolha do homenageado, destacando a atuação da Ordem gaúcha no período em que a cidade foi espaço para inúmeros atos públicos e o Plenário Otávio Rocha da Câmara foi ocupado durante dez dias por manifestantes. "A presença da OAB/RS naquele momento vivido pelo Legislativo porto-alegrense foi determinante para que terminasse de forma a garantir a integridade física dos participantes. A Ordem gaúcha esteve ao lado da democracia", avaliou Duarte.
Sabino, na condição de proponente da homenagem, destacou a satisfação de ter sua proposição de homenagear Bertoluci aprovada por unanimidade pelo Plenário. "Isso demonstra o reconhecimento dos vereadores à figura do presidente da seccional gaúcha e da própria OAB. A entrega deste título não se trata apenas do reconhecimento ao dirigente, mas também à classe dos advogados e à entidade que os representa".
Em seguida, os demais vereadores se manifestaram. Todos saudaram a iniciativa de Sabino, e destacaram as intervenções da entidade no cenário político, tanto no âmbito estadual quanto no nacional. O vice-presidente da Câmara, Bernardino Vendruscolo, congratulou a imparcialidade da Ordem gaúcha no trato com a questão da ocupação da Câmara. O vereador Nereu D’Avila, enfatizou a campanha Eleições Limpas, encabeçada pela OAB, como a iniciativa "do futuro do país", destacando o comprometimento da entidade pela ética nos processos eleitorais. O vereador Brasinha, confirmou o merecimento da homenagem e parabenizou Bertoluci. Walter Nalgestein apontou que o título é uma forma de reconhecimento pela trajetória de Bertoluci e também da entidade, que sempre esteve presente nos principais momentos da história do país. Jussara Cony apontou a relação da entidade com a manutenção dos direitos da cidadania, e que aquele momento representou também uma homenagem à democracia. A parlamentar convidou Bertoluci para a instalação da Frente Parlamentar pela Reforma Política da Câmara, iniciativa que busca garantir a liberdade democrática a exemplo da OAB.
Também prestigiaram a solenidade, o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a secretária-geral, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o diretor-geral da ESA, e conselheiro seccional, Rafael Canterji; a conselheira seccional e presidente do IBFAM/RS Delma Ibias; os conselheiros seccionais, Eduardo Zaffari; Maria Helena Camargo Dornelles; Leonardo Lamachia; Paulo Dariva; Cristiane Nery; Regina Guimarães; Ricardo Alfonsin; Ricardo Ranzolin; Teresa Moesch e Neusa Maria Rolim Bastos; o presidente da subseção de Rio Grande, Everton Pereira de Mattos; a presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert; a desembargadora do TRT4 pelo Quinto Constitucional, Tânia Reckiegel; o representante da prefeitura, procurador-geral do município, João Batista Linck Figueira; o representante do TJRS, desembargador Francisco José Moesch; o representante do TRT4, desembargador Claudio Antônio Barbosa Cassou; o presidente do TJM, juiz João Vanderlan Rodrigues Vieira; e o representante do TRF4, desembargador Rogério Favretto.
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528