OAB/RS instala Grupo de Trabalho sobre Reforma do Poder Judiciário


15.08.13 | Advocacia

"O Judiciário, tal como está, não tem mais condições de atender as demandas dos cidadãos", afirmou Bertoluci ao designar o conselheiro seccional Gerson Fischmann coordenador do GT.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, instalou, na tarde desta quarta-feira (14), o Grupo de Trabalho sobre Reforma do Poder Judiciário. O conselheiro seccional Gerson Fischmann foi designado coordenador do GT.

Bertoluci enfatizou o pioneirismo da OAB/RS em tratar o tema de forma institucionalizada, a partir de proposta do Conselho Pleno, que entendeu a necessidade de criação de um grupo exclusivo para estudar alternativas e melhorias para a Justiça.

"O Judiciário, tal como está, não tem mais condições de atender as demandas dos cidadãos, que estão cada vez mais conscientes de seus direitos", afirmou Bertoluci.

Segundo Fischmann, apesar dos progressos da Emenda Constitucional 45, a estrutura do Judiciário segue sem avanços substanciais. Para o conselheiro, a OAB/RS sai na frente em enfrentar esse tema de forma concreta.

"Vamos agregar contribuições de conselheiros, membros de comissões e de nomes da área acadêmica. Além disso, vamos dialogar com as instituições, buscar mais subsídios para agregar visando a qualificação do Judiciário", ressaltou Fischmann, que apontou quatro focos de atuação: estrutural, política, ideológica e cultural.

A ideia é que as propostas apresentadas pelo GT sejam encaminhadas para o Conselho Federal para OAB, para ampliar o debate. 

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759