A iniciativa fomentará a maior integração entre as subseções, e também auxiliará na busca por soluções das principais necessidades das OABs do Interior, assim como contruibuirá no aprimoramento do sistema de gestão da Ordem gaúcha.
O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, e o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, receberam, na tarde desta quinta-feira (08), o relatório do projeto de Interiorização e Regionalização, que percorreu as 106 subseções do Estado, realizado pelo coordenador das subseções da OAB/RS, Jorge Luiz Dias Fara.
As reuniões que foram realizadas, ao longo de três meses, tiveram por objetivo averiguar as principais necessidades das OABs, assim como difundir o projeto de Interiorização e Regionalização da entidade.
Ao longo dos encontros foram debatidos diversos temas, entre os quais estiveram o processo eletrônico, a certificação digital, o projeto de interiorização e regionalização da Ordem gaúcha, a elaboração de um plano de gestão de toda entidade, a qualificação dos advogados, as prerrogativas advocatícias, o bom funcionamento da Justiça, os benefícios dos serviços da CAA/RS e os cursos da ESA, além da integração entre a seccional e as subseções.
Segundo Fara, após percorrer todas OABs do Estado, foi possível ter um levantamento real das necessidades, e que o próximo passo é avançar ainda mais no processo de interiorização e regionalização da Ordem gaúcha.
O secretrário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, apontou que "este trabalho é uma radiografia geral da OAB, e a partir dele poderemos desenvolver um plano de ação em cada subseção".
Conforme Bertoluci, "é uma honra receber este relatório, fruto de muito trabalho, ainda mais no Mês do Advogado. Tenho certeza que essa iniciativa fomentará a maior integração entre as subseções, e também auxiliará na busca por soluções das principais necessidades das OABs do Interior, assim como contribuirá no aprimoramento do sistema de gestão da Ordem gaúcha".
Para Lamachia, este projeto é um instrumento extraordinário de gestão. "É fundamental pensar a OAB como um sistema único e integrado, em que a seccional poderá contribuir para a elaboração de ferramentas de gestão para as subseções, dessa forma, racionalizando recursos e promovendo melhorias nos serviços prestados aos advogados".
Também estiveram presentes o tesoureiro da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; o presidente e o vice-presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação, Carlos Thomaz Albornoz e Miguel Ramos.
Juliana Jeziorny
Jornalista – MTB 15.416