Sistema OAB discute ações de gestão digital


26.07.13 | Advocacia

O grupo formado pela OAB/RS, CAA/RS, ESA, Coordenadoria das Subseções e Comissão de Direito da Tecnologia da Informação tratou das iniciativas para a capacitação dos advogados no processo eletrônico.

"Precisamos avançar cada vez mais nas ações da OAB/RS em gestão digital para proporcionar aos advogados a capacitação no processo eletrônico". Com essa afirmação, o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, abriu a reunião com os integrantes do Sistema OAB – composto pela OAB/RS, CAA/RS, ESA, Coordenadoria das Subseções (CSS) e Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI). O encontro, realizado na noite desta quinta-feira (25), discutiu as próximas iniciativas da entidade.

Também estavam presentes na reunião, o secretário-geral da Ordem gaúcha, Ricardo Breier; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o tesoureiro da CAA/RS, André Luís Sonntag; o coordenador das subseções, Jorge Fara; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; o presidente e o vice-presidente da CEDTI, Carlos Thomaz Ávila Albornoz e Miguel Ramoso;e o ouvidor-geral da OAB/RS, Daniel Júnior Barreto.

Segundo Bertoluci, a advocacia vive um momento de transição, em que é necessário avançar na capacitação dos profissionais em todo o Estado. "Hoje possuímos um cenário de 60 mil advogados ativos, em que grande parte não está totalmente preparada para o processo eletrônico", frisou.

O dirigente da OAB/RS também destacou a importância da participação das subseções nas ações de gestão digital e a conscientização da classe. "Vamos proporcionar as ferramentas de aperfeiçoamento, mas é essencial que cada advogado faça sua parte e busque a qualificação para o exercício da advocacia na era virtual", explicou Bertoluci.

O grupo do Sistema OAB se reunirá novamente no dia 08 de agosto.

Iniciativas da OAB/RS no processo eletrônico

Entre as ações da gestão digital, o Sistema OAB já está realizando uma série de treinamentos, a partir do mês de agosto, assim como o curso de multiplicadores do processo eletrônico nas subseções. Outro ponto é o trabalho de ampliação do número de advogados com Certificação Digital.

Além de percorrer todo o Interior do Estado realizando palestras sobre o processo eletrônico, e promovendo fóruns de discussões tais como o II Congresso Sul-brasileiro de Processo Eletrônico, a CEDTI também está atuando diretamente com o TRT4, o TJRS e o TRT4 no desenvolvimento das suas ferramentas digitais.

A ESA também contribui diretamente com o treinamento sobre o processo eletrônico por meio de cursos de capacitação da advocacia. Para fomentar o aperfeiçoamento dos advogados, a Escola promoverá toda a sexta-feira, ao longo do mês de agosto, treinamentos gratuitos.

Ao percorrer todo o Estado, a Coordenadoria das Subseções coletou informações sobre as principais necessidades dos advogados em relação ao processo eletrônico.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715